O papel das fintechs e o mercado de BAAS

Por Fernando Nunes, CEO da fintech Transfeera*

As fintechs têm se destacado cada vez mais no mercado. De acordo com o Distrito Fintech Report, as fintechs brasileiras já receberam US$ 9,1 bilhões em investimentos. Dentre as muitas áreas em que as fintechs podem trabalhar, o chamado BaaS (Banking as a Service) vem crescendo e consiste na oferta de soluções bancárias para outras empresas.

Esse mercado tem crescido impulsionado pela demanda por serviços financeiros mais ágeis e modernos. As fintechs oferecem soluções inovadoras que permitem que outras empresas possam oferecer serviços financeiros aos seus clientes de forma mais eficiente e sem precisar ser um banco.

Basicamente, um BaaS fornece uma variedade de APIs (Application Programming Interfaces). Elas são responsáveis por conectar uma empresa a diferentes serviços financeiros, permitindo que essas empresas, não necessariamente financeiras, atuem com oferta de contas, meios de pagamento no geral, Pix, boleto, cartão, crédito, seguros entre outras soluções.

Um exemplo prático é uma empresa que quer realizar empréstimos, para isso, ela se conecta, por meio de API, a um BaaS. Essa empresa não precisa ser um banco, ela apenas conecta seu sistema ao do BaaS, que faz todo o trabalho de processamento, gestão e regulatório, que seria a parte pesada do banking, enquanto ela assume as regras do motor de crédito e funding.

Os principais benefícios de um BaaS são o go to market mais rápido, bem como a economia por não precisar focar na construção da infraestrutura. É uma oportunidade para que as empresas expandam suas ofertas de serviços sem o peso financeiro e regulatório.

Um marketplace que já possui uma base de sellers e usuários pode se conectar a um BaaS para ofertar soluções financeiras para se aproximar ainda mais do seus sellers, aumentar seu nível de engajamento e ter mais visibilidade do seu seller precisa, passando a atuar dessa forma com uma visão mais abrangente, podendo passar assim a ofertar uma antecipação de recebíveis mais interessante, ou conectando uma oferta melhor de logística por exemplo, tudo isso, porque o marketplace passou a ter mais visibilidade do seu parceiro, o seller.

O ganho de escala para empresas que apostam em BaaS é inegável, a construção de grandes ecossistemas passa pelo financeiro e estar conectado a um BaaS escalável, seguro e eficiente é primordial para evolução dos novos modelos de negócios.

É importante que as empresas do setor estejam atentas às oportunidades e aos desafios do mercado, buscando sempre oferecer soluções inovadoras e eficientes para seus clientes, como soluções que mantenham a privacidade dos dados dos clientes e facilitem a integração de sistemas bancários com outros sistemas de empresas.

*Fernando Nunes é cofundador e CEO da Transfeera, fintech que fornece infraestrutura de pagamento instantâneo para empresas. Ele possui mais de 15 anos de experiência em comunicação digital, atuando na Sapient AG2, A2C e na ContaAzul. Estruturou as áreas de Marketing, Vendas e Customer Experience da Transfeera. Como CEO, lidera a empresa estrategicamente para escala. 

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