Nasce um unicórnio

Disrupção – a interrupção, muitas vezes abrupta, do curso normal de um processo por outro – nunca esteve tão em alta no mundo dos negócios, em todo o mundo. Em termos práticos, o que vinha sendo feito por uma ou mais empresas, até por séculos a fio, de uma hora para outra muda tudo. Uma nova empresa, uma startup, em qualquer canto do mundo, na maioria das vezes comandada por jovens ainda, encontra uma nova solução, mais barata, prática e de crescimento disruptivo. Assim nasce e cresce um “unicórnio”, o animal mitológico que representa hoje a empresa que alcança o gigantesco valor de mercado de U$ 1 bilhão.
O Brasil já conta com seis unicórnios (veja quadro na matéria principal dessa edição). A maior concentração dessas empresas no Brasil e em diferentes países está no sistema financeiro que sofre ferrenho ataque por mudanças e facilidades no relacionamento entre clientes, correntistas e empresas. Mas empresas com esse porte se projetam em diferentes segmentos empresariais, entre eles a saúde, educação, mobilidade urbana e o agronegócio.
Nesta edição, o destaque é para RD (Resultados Digitais) que está sendo apontada como uma das prováveis novas empresas que vai alcançar a marca de valor de U$ 1 bilhão. A RD, que começou com a união de quatro amigos, recém-formados, que inovaram no tradicional marketing e na antiga forma de chegar aos clientes para propor uma venda de um produto ou serviço. A empresa, que hoje conta com 700 colaboradores, criou uma revolucionária plataforma, uma “máquina de venda” já utilizada hoje por 12 mil clientes. Vale a pena conhecer a trajetória dessa empresa para entender os novos rumos dos negócios no Brasil e no mundo.
Boa leitura e bons negócios!

Acari Amorim
Diretor Editor

Facebook
Twitter
LinkedIn