Barbearia atrai clientela oferecendo mais do que barba, cabelo e bigode

Aproveitar as formas de baixar custos e manter os preços são difíceis medidas enfrentadas pelos gestores em seus negócios. Assim, a criatividade se torna um diferencial para qualquer comerciante que queira encontrar soluções para a crise vivida no país.

Uma barbearia, por exemplo, pode oferecer os serviços tradicionais, como fazer a barba e cortar o cabelo. Porém, em tempos difíceis, é preciso ser criativo para aumentar a clientela e a qualidade dos produtos. Foi assim que a Barbearia Saint German, de Curitiba, decidiu encarar esse momento. “É preciso inovar sempre, dar um motivo a mais para que o cliente chegue até a barbearia, porque nós precisamos deles e eles precisam de nós, então quanto mais oferecermos a eles, melhor”, explica o gestor Zé Luís.

Há pouco mais de um mês, o profissional teve uma ideia inovadora para o mercado e, acreditando nela, criou um espaço vintage, onde o noivo e os padrinhos do casamento podem se preparar para o grande dia sem abrir mão da diversão. Na contramão da crise, Zé Luiz acredita que essa seja uma boa maneira de atrair mais clientes. A barbearia disponibiliza podologia, massagem, limpeza de pele, espaço gourmet com churrasqueira e chopp, tudo com exclusividade. Para os próximos meses a empresa planeja abrir uma espécie de empório, para vender cuecas, meias masculinas, azeites, charutos, pimentas e oferecer o serviço de engraxataria.

E foi assim que a barbearia chegou a um crescimento considerável nos seus serviços prestados. Além, é claro, do aumento na satisfação dos clientes. “Ainda não tenho como mensurar o resultado efetivo que obtivemos em porcentagem, pois o trabalho é a longo prazo e tem uma proposta diferente”, conta o gestor. “Os proprietários são responsáveis por exercer muitas atividades da sua empresa. Por isso, eles acabam tendo que matar um leão por dia e deixam de lado o planejamento estratégico. Mas com a ajuda de uma consultoria, você ganha um parceiro no negócio e consegue realizar ações direcionadas ao mercado”, explica Geraldo Hisao, sócio da GGV, empresa de consultoria que ajudou a Barbearia Saint German a inovar.

Já para Vinícius Morais, também consultor de empresas, não são todas as consultorias capazes de realizar trabalhos tão eficazes. “É necessário um trabalho bem feito, com uma pesquisa de mercado completa para que se possa tomar medidas em prol da empresa. Conhecer os pontos fortes e fracos, saber o que pode ser melhorado nos produtos e serviços, satisfazer os clientes, analisar como está o mercado e ver os concorrentes é primordial para qualquer ação”, afirma. O segredo para tentar alavancar o negócio durante a crise é valorizar seu produto e seu cliente. “Agregando valores no mesmo serviço e estabelecimento, eu posso fazer com que o cliente gaste um pouco mais além do que ele gastava antes, gerando uma rentabilidade maior ao nosso parceiro”, conclui Vinicius.

 

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