Executivos analisam futuro dos dados, IA, experiência do cliente e segurança

Lideranças da Salesforce fazem previsões para o futuro dos dados, inteligência artificial, experiência do cliente e segurança

Uma pesquisa da Salesforce, líder mundial em tecnologia e CRM, aponta que 92% dos líderes das áreas de Analytics e de TI relataram recentemente que a necessidade de dados confiáveis nunca foi tão grande – eles são a base para uma inteligência artificial (IA). Mas a precisão dos dados é apenas um dos componentes: é preciso ainda que eles estejam seguros, disponíveis e sejam confiáveis para que a IA possa se valer ao máximo do seu valor.
Os líderes da Salesforce fizeram quatro previsões sobre esse cenário:

1. A revolução da IA se tornará uma revolução de dados.
“As organizações só podem aproveitar todo o poder da IA quando esta é alimentada por dados precisos e abrangentes. Podemos esperar um forte foco contínuo na privacidade e conformidade dos dados, incluindo a implementação de estruturas mais robustas de governança de dados, o estabelecimento de políticas claras para coleta, armazenamento e utilização de dados e o contínuo monitoramento e auditoria dos dados usados para treinamento.
Muitas organizações também enfrentam volumes de dados esmagadores e isolados que carecem de uma única fonte. A harmonização de dados será uma prioridade fundamental para os líderes empresariais, a fim de extrair melhor valor das suas fontes de dados e aproveitar a IA de forma eficaz. Promover uma empresa forte e orientada por dados requer foco em gerar credibilidade e, em última análise, confiança, para impulsionar sua adoção” – Wendy Batchelder, Diretora de Dados da Salesforce.

2. Os dados continuarão a ser democratizados… e ficarão mais inteligentes.
“Embora análises e painéis venham sendo amplamente utilizados para atender às necessidades de gestão de desempenho, obter insights personalizados para os profissionais de áreas do conhecimento continua sendo um desafio. Em 2024, o foco na democratização dos dados e das ferramentas de analytics tomará um novo rumo. Eles se tornarão mais proativos, identificando automaticamente anomalias nos dados subjacentes de negócios, fornecendo insights em linguagem natural e proporcionando aos usuários a capacidade de fazer perguntas e obter respostas rapidamente, sem recorrer a um analista de dados” – Southard Jones, Diretor de Produtos da Tableau na Salesforce.

3. Haverá um aumento notável na importância do design para melhorar as experiências do cliente, o valor do produto e a adequação ao mercado.
“Existe uma necessidade crescente de reconhecer o papel crítico do design no cumprimento de metas e no fornecimento de produtos que os clientes não apenas considerem úteis, mas que gostem de usar. A experiência geral do usuário será fundamental e as equipes precisarão levar em consideração o feedback do cliente e incutir um processo de design que inclua prototipagem, compromisso com a experiência do usuário e melhoria contínua.
Esta mudança refletirá um compromisso mais profundo com a arte e a personalidade das marcas de software e construirá conexões mais fortes com os clientes” – Ethan Eisman, Vice-Presidente Sênior de Design do Slack.

4. Uma nova era de defesa cibernética surgirá para enfrentar novas ameaças.
“À medida que a IA avança, continuaremos vendo mais tentativas de infiltração e exploração baseadas na IA de sistemas em todo o ecossistema digital. Os hackers estão usando a tecnologia para tudo, desde geração de código de programação, quebra de senhas, exploração de vulnerabilidades de dia zero e identificação de configurações incorretas, até engenharia social e deepfakes.
Por outro lado, a IA pode ajudar as empresas a automatizarem tarefas tediosas, como reconhecer anomalias, detectar fraudes e tentativas de phishing e prever comportamentos. Isto não só permite que as equipes de segurança aumentem sua eficiência, mas também que identifiquem ameaças rapidamente, em grande escala, e reduzam os tempos de reação” – Kelly McCracken, Vice-Presidente Sênior de Detecção e Reação na Salesforce

Sobre a Salesforce:
A Salesforce capacita empresas de todos os tamanhos e segmentos a se conectarem com seus clientes de uma maneira totalmente nova por meio do poder da IA, dos dados e do CRM.

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