Startup Summit quer se consolidar como principal evento do ecossistema do país

Sebrae, um dos organizadores do evento, busca usar capilaridade nacional para fortalecer desenvolvimento de negócios em todo território

O Startup Summit 2023 acontecerá nesta semana, entre os dias 23 e 25, em Florianópolis, com mais de 200 palestrantes em 21 trilhas de conteúdo. Organizado em parceria entre Sebrae, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e Associação Empresarial de Florianópolis (Acif), o evento traz, pela primeira vez, mais de 850 startups selecionadas para participarem gratuitamente, proporcionando um ambiente propício para conexões, oportunidades de negócios e compartilhamento de conhecimentos.

Em sua sexta edição, o evento já é considerado um dos principais do ecossistema de startups, justamente por promover a reunião de empreendedores, investidores, corporações e outros atores importantes no cenário de inovação. Com ingressos presenciais esgotados 45 dias antes do início, serão 10 mil participantes de modo físico e uma expectativa de 30 mil inscritos para a versão on-line e gratuita do evento.

Mas o Sebrae quer alcançar novos patamares com o desenvolvimento do ecossistema em Santa Catarina, visando fortalecer o polo de startups da entidade em âmbito nacional. Décio Lima, presidente do Sebrae, reitera a importância do empreendedorismo na esfera da inovação como um pilar fundamental para o progresso sustentável do país em longo prazo.

“Historicamente, o Sebrae desempenha um papel significativo como impulsionador do ecossistema de inovação no Brasil. Esse é um dos caminhos para reduzir as desigualdades, estimular a economia, gerar empregos e aumentar a competitividade dos pequenos negócios”, reforça.

Assim, em parceria com os realizadores, o evento chega com novidades que visam mais do que ampliar o networking e a geração de negócios. Uma delas é o lançamento do aplicativo que permite o agendamento de reuniões 1:1 entre empreendedores, mais de 100 fundos de investimento nacionais e internacionais, além de estabelecer conexões com até 90 grandes corporações durante o LinkLab Open Day.

Ecossistema
Para além do Startup Summit e com foco em reforçar a marca perante as startups, o Sebrae vem desenvolvendo diversos eventos, missões e outros ativos espalhados pelo Brasil. Com uma capilaridade única no Brasil, o Sebrae pretende desenvolver a maior rede de startups da América Latina, reunindo programas nacionais e regionais que impactaram quase 8 mil negócios em 2022.

“Das 7,8 mil startups apoiadas ano passado pelo Sebrae, quase 70% são microempresas de até R$ 360 mil por ano. Todas elas passaram por programas de curta, média e longa duração do Sebrae, em todos os estados do Brasil e em muitas cidades do interior”, diz.

Para 2023, o objetivo é atender 10 mil empresas, por meio da plataforma Sebrae Startups, lançada em maio deste ano no Web Summit. Com a capilarização dos programas de apoio oferecidos pelo Sebrae, a plataforma fortalece o compromisso com a promoção do empreendedorismo inovador em todo o país. Lima reforça que “com a capilarização de nossos programas de apoio, em pouco tempo, o Sebrae deve se tornar a maior plataforma de desenvolvimento de startups do país e potencialmente do mundo. Além de ações para fomentar startups em todo o Brasil, o Sebrae atua em segmentos e regiões estratégicas para impulsionar os negócios inovadores, como a bioeconomia na Amazônia, por meio do Inova Amazônia, no Nordeste, por meio do Startup Nordeste, e os diversos programas de apoio à startups em segmentos como saúde, área financeira, indústria 4.0, educação, entre outros”.

No Startup Summit, a plataforma Sebrae Startups apresentará o Observatório Sebrae Startups, uma iniciativa que visa monitorar o setor por meio de levantamentos e pesquisas frequentes, consolidando ainda mais o compromisso do Sebrae com o fortalecimento e desenvolvimento contínuo do ecossistema de startups no Brasil.

Palestrantes
O empresário, criador do movimento lean startup e autor do best-seller do The New York Times “A Startup Enxuta”, Eric Ries, é keynote speaker destaque do Startup Summit 2023. Ries se tornou referência como fundador de diversas startups, incluindo a IMVU, uma rede social e maior metaverso social da Web3, criada em 2004. Após experiências insatisfatórias, criou a abordagem lean (ou enxuta), que foca no desenvolvimento de negócios e produtos que entregam valor aos clientes, enquanto simultaneamente diminuem custos, recursos e tempo.

Já assessorou inúmeros outros negócios em estratégia e produtos, além de empresas de Venture Capital e grandes companhias, como a GE, com quem fez parceria para criar o programa FastWorks. Fundou em 2012 a Long-Term Stock Exchange (LTSE), onde atua como CEO até hoje. A empresa oferece há 11 anos suporte para a próxima geração de “empresas emblemáticas” e investidores com a infraestrutura financeira que eles precisam em todos os estágios de crescimento.

O evento ainda traz os palestrantes internacionais: Deborah Perry Piscione, especialista em processos de inovação e autora do livro Secrets of Silicon Valley focado no ecossistema californiano e Tim Ash, criador da SiteTuners, agência com foco em CRO e autor dos livros Landing Page Optimization e Unleash Your Primal Brain.

Também são destaques da edição André Street, CEO e fundador da Stone; Daniel Moczydlower, atual CEO e presidente da Embraer-X; Juliano Tubino, vice-presidente da Totvs e CEO da RD Station e Rachel Maia, CEO da RM Consulting e presidente do conselho administrativo da ONU no Brasil.

Serviço
Startup Summit 2023
Quando: 23, 24 e 25 de agosto
Onde: Centrosul (Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis) e online (palestras da plenária)
Informações no site do evento.

Facebook
Twitter
LinkedIn