Após a pandemia, mais profissionais passaram a “trabalhar de qualquer lugar”, e estabelecimentos precisam adaptar-se à tendência
Ainda que de forma negativa, o episódio em que um dono de padaria de Barueri, na Grande São Paulo, briga com um cliente que utilizava um notebook dentro do estabelecimento chamou a atenção para um fenômeno: cada vez mais, novos locais estão sendo vistos como possíveis escritórios por profissionais que precisam trabalhar remotamente.
Para converter-se no chamado anywhere office (escritório em qualquer lugar), o ambiente só precisa de internet e, se possível, ar-condicionado e um cafezinho. Dessa forma, shopping centers, concessionárias de veículos, bibliotecas, padarias, lanchonetes e até lavanderias vêm servindo como escritórios Brasil afora. A crescente tendência do anywhere office no Brasil está transformando a maneira como as pessoas trabalham e como os estabelecimentos comerciais se adaptam – ou não – a essa nova realidade.
Antes mesmo da pandemia, os primeiros locais a oferecerem estrutura de trabalho para os consumidores foram as cafeterias. Um exemplo emblemático é a Starbucks. Com mesas para grupos, sofás, internet liberada e tomadas à vontade, a rede norte-americana moldou o que viria a ser chamado de coffee office.
Mais recentemente – e mais fortemente depois da pandemia –, o fenômeno vem se espalhando por outros tipos de estabelecimentos. Nas mais de 100 unidades da Aquamagic, rede de lavanderias de autoatendimento que criou o conceito de “laundry-office” (lavanderia-escritório), os usuários contam com internet, ar-condicionado e café, além de bancadas com tomadas para conectarem seus notebooks e celulares. A estrutura permite que os clientes otimizem seu tempo lavando roupas enquanto trabalham ou estudam.
Outro exemplo: na concessionária Guaibacar, da marca Volkswagen, em Porto Alegre, os donos podem usar a internet enquanto aguardam a revisão ou realização de serviços em seus veículos, sentados em cadeiras e sofás confortáveis, com água e café disponíveis. Já em São Paulo, em meio ao verde do Parque Villa Lobos, a Biblioteca Parque Villa-Lobos oferece wi-fi gratuito e 90 computadores com acesso à internet. Pelo chão, há tomadas para carregar o notebook. O local tem vários ambientes, uns mais silenciosos, como a sala de coworking, outros menos.
O “anywhere office” e sua ascensão
O “anywhere office” é uma tendência que tem ganhado força nos últimos anos, especialmente impulsionada pela revolução digital e pelas mudanças nas práticas de trabalho. Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha indicou que 46% dos brasileiros sentem que falta tempo para fazerem o que gostam. Foram entrevistadas 1.500 pessoas com idade acima de 18 anos, de todas as regiões do Brasil e com acesso à internet. Esses números refletem a busca por alternativas para otimizar o tempo e conciliar trabalho e vida pessoal.
Com a pandemia de Covid-19, o home office se tornou uma realidade para muitos brasileiros. De acordo com o IBGE, em 2021, 12,4 milhões de brasileiros estavam trabalhando remotamente. Esse número representa um crescimento significativo em relação aos anos anteriores.
Pesquisas recentes também mostram que muitos profissionais valorizam a flexibilidade e a capacidade de escolher onde trabalhar. Isso é especialmente importante para as gerações Y e Z, que buscam um equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida.