Análise da Timelens mostra que houve uma escalada até 2022 (+10%), seguida de diminuição do interesse em 2023 e 2024 (-7% e -11%, respectivamente)
Nos últimos anos, a busca pelo termo ‘MEI’ no Google apresentou queda, mas já sinaliza possível alta em 2025. É o que dizem os insights coletados pela Timelens, empresa de tecnologia e inteligência de dados para negócios, marcas e creators. De acordo com a companhia, até 2022 houve aumento de mais de 10% na procura, enquanto em 2023 e 2024, redução (-7% e -11%, respectivamente). Em 2025, até o momento, foi registrado o crescimento superior a 22% comparado com o mesmo período dos anos anteriores.
Em contrapartida, o CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) tem sido tema recorrente em diversos debates nas redes sociais, internet e sociedade. A Timelens levantou que o volume de conversas sobre o modelo de trabalho ultrapassou 1 milhão de menções entre 2021 e 2025. O assunto divide opiniões, principalmente dos jovens da Geração Z, que o associam à falta de liberdade e oportunidades. Influenciadores e usuários expressam ‘desdém’ pelas estruturas tradicionais de emprego, defendendo, em vez disso, a liberdade e a flexibilidade empresarial. Os comentários negativos cresceram em ritmo mais acelerado: 236%, contra 221% dos positivos.
Ainda em mais detalhes sobre o MEI, segundo a Timelens, as palavras-chave mais procuradas foram “Como abrir MEI gratuito” (com variações entre +400% e 5000%); e “Como abrir MEI pelo celular” (+650%). A análise indica que os usuários estão buscando cada vez mais praticidade, autonomia e soluções digitais ágeis e simplificadas.