Cartilha estimula atendimento igualitário aos que têm necessidades especiais

Publicação do Sebrae em Alagoas em parceria com entidades empresariais e Ministério Público traz orientações sobre como tratar clientes com necessidades especiais

Sebrae em Alagoas, junto a entidades empresariais do comércio, como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio) e Aliança Comercial, e ao Ministério Público (MP), articulou a elaboração de uma cartilha a fim de orientar e capacitar lojistas, comerciantes e vendedores para oferecer atendimento adequado a pessoas com qualquer tipo de necessidade especial.

O Promotor do Ministério Público de Alagoas Flávio Gomes de Barros comemora a iniciativa. “O Sebrae está desempenhando um papel de cidadania em prol da população alagoana. O MP irá orientar e sensibilizar os lojistas quanto ao cumprimento da lei”, declara. A previsão é de que o manual seja entregue aos comerciantes até o final de fevereiro. No final de janeiro, foi realizada uma palestra com as representações dos comerciantes e lojistas a fim de explicar a necessidade e a importância dessa publicação.

Denominada Cartilha Todo Cliente É Especial, a publicação vai funcionar como um manual de relacionamento com o grupo de clientes especiais, oferecendo informações e dicas sobre como abordar pessoas com limitações físicas, motoras, visuais, auditivas ou cognitivas. O objetivo da publicação é criar um espaço favorável para que esses clientes sintam-se à vontade nesse tipo de ambiente.

Como continuidade a essa ação, o MP também solicitou às instituições representantes dos lojistas a adequação do espaço físico dessas lojas, de acordo com o que diz a Lei da Acessibilidade. Algumas alterações devem ser feitas imediatamente, como a montagem de um provador especial, balcão rebaixado e rampa de acesso móvel, por exemplo.

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas em Alagoas, Biagio Faraco, a cartilha será um excelente instrumento para introduzir de forma igualitária esses clientes no mercado consumidor. “É um guia que facilitará o entendimento dessas questões. O Sebrae está de parabéns pela iniciativa, que servirá como ponto de partida para que os pequenos negócios cumpram com o que diz a lei”, acrescenta Biagio.

“É importante que os comerciantes entendam como tratar seus clientes, sem usar de termos pejorativos ou discriminá-los. A Cartilha Todo Cliente É Especial propõe capacitar os lojistas e, com isso, fazer com que todos os clientes saiam ganhando”, declara a analista de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas, Luciana Gomes Leite.

Parceiros

A revisão da publicação foi feita por instituições parceiras, como a Associação dos Cegos de Alagoas (ACAL), a Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) e a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL).

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