Dia delas: conheça mulheres empreendedoras e executivas inspiradoras

No dia 19 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014 para evidenciar, destacar e valorizar o papel da mulher no ambiente empreendedor.

Hoje, o Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras. Segundo pesquisa publicada pelo Sebrae, em 2019, com dados levantados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com 49 nações, existem mais de 24 milhões de brasileiras que tocam negócios próprios, movimentando a economia e gerando empregos. Porém, de acordo com o Female Founders Report 2021, estudo promovido pela B2Mamy, Distrito e Endeavor, somente 4,7% das empresas brasileiras são lideradas por mulheres.

Os dados de uma pesquisa de 2020 realizada pelo Sebrae com a Fundação Getulio Vargas (FGV) mostram que as empreendedoras são mais ágeis na hora de implementar inovações em seus negócios. Cerca de 71% usam redes sociais, apps e internet para vender produtos, contra 63% dos homens. Além disso, 11% afirmam ter inovado nos negócios durante a crise, enquanto apenas 7% dos homens tiveram falas semelhantes.

Conheça agora o perfil de quatro empreendedoras e líderes em empresas da nova economia para se inspirar:
Priscila Siqueira, líder do Gympass no Brasil

Nascida na capital paulista, Priscila Siqueira é a mais velha de três irmãos. Filha de uma dona de casa e um caminhoneiro, foi incentivada pela mãe a cursar o ensino técnico para ter condições de pagar a própria faculdade. Apostou em tecnologia como uma carreira versátil e com oportunidades para criar um futuro melhor para si. Deu certo: aos 16 anos de idade, ainda no segundo ano do ensino médio, começou a trabalhar no setor montando computadores, e foi progredindo na área, passando por programação, consultoria de implementação de sistemas de gestão e vendas, ao mesmo tempo em que foi ocupando cargos em um nível cada vez mais sênior. Atuou em vendas e produtos da Oracle, onde ocupou por três anos o cargo de VP da Oracle Digital para América Latina. Em uma destas encruzilhadas de carreira, resolveu deixar o lado tradicional do setor de tech, e mergulhou de cabeça no mundo das startups quando entrou no Gympass em 2018.

Atualmente, Priscila é líder do Gympass no Brasil. A executiva possui um MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas e Extensão Executiva no General Management Program da Harvard Business School, ela ainda agrega ao seu conhecimento mais de 20 anos de experiência na sua área de graduação – tecnologia.

 

Iona Szkurnik, fundadora e CEO da Education Journey

Fundadora e CEO da Education Journey, plataforma que oferece curadoria de conteúdos de educação online para as empresas oferecerem uma aprendizagem estratégica e de alta precisão. Iona tem mestrado em Educação e Tecnologia pela Universidade de Stanford e integrou o time de criação da primeira plataforma de educação da universidade em 2013. Como executiva, atuou durante oito anos no mercado de SaaS de edtechs no Vale do Silício. Ela também é co-fundadora da Brazil at Silicon Valley, fellow da Fundação Lemann e ganhadora do prêmio Start-Ed de Empreendedorismo em Educação e Tecnologia da fundação em 2014 e membro do conselho da Hillview Middle School, escola pública na Califórnia onde mora há 10 anos. É mãe de dois adolescentes e um golden retriever e é casada há quase 20 anos com um empreendedor. Adora yoga, o mar e fazer trilhas.

Marcela Quintella, Co-founder e COO da Education Journey

Co-founder e COO da Education Journey, Marcela iniciou sua carreira na área de Marketing, Branding e Growth. Ela trabalhou na multinacional Page Group e foi a funcionária número um da Loft, startup unicórnio no mercado imobiliário, avaliada em mais de R$15 bilhões. Após um período como voluntária na África, Marcela fez a transição para Educação, cursando Pedagogia e mergulhando ainda mais no assunto. Apaixonada por empreendedorismo e inovação, ela dedica hoje todo seu conhecimento e experiência na Education Journey.

Sandra Montes, CMO do Olist

Formada em economia, com MBA em marketing pela ESPM, tem especialização em Branding, Sustainable Growth e Digital Platforms pela Harvard Business School e pelo Massachusetts Institute of Technology, o MTI. Sandra acumula mais de 20 anos de experiência na criação de estratégias de marketing em empresas com atuação global. Como CMO já teve passagens pelo Rappi, OLX e Electrolux. A executiva também faz parte do Conselho da Camil, é investidora anjo, mentora Endeavor e SoulCode e, recentemente, entrou no ranking TOP 10 CMO 2022 do Brasil, pela Revista Forbes. Atualmente responsável pela gestão das marcas Olist, Tiny e Vnda na América Latina.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn