Fim de ano vem aí! Feche o ralo das perdas nesse último trimestre

A prevenção de perdas é estratégia vital para aumentar lucros, sem que seja necessário multiplicar as vendas

As vendas do comércio varejista no primeiro semestre registraram um crescimento de 1,3%, como aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse aumento tímido reforça ainda mais a necessidade de o empresário fechar o ralo das perdas nesse último trimestre como forma de, ao menos, terminar o ano com lucro.

“As perdas são, verdadeiramente, as ‘pedras no sapato’ para a sobrevivência e o crescimento das empresas. Por isso é preciso atentar-se a elas em todos os detalhes”, explica Hailton Santos, diretor Comercial da Sesami, empresa que é referência em soluções efetivas e inovadoras para segurança, produtividade e gestão nos segmentos de varejo, bancos e transporte.

A prevenção de perdas é uma estratégia vital porque ela faz com que o varejista aumente seu lucro, sem que seja necessário multiplicar as vendas. Para diminuir as perdas e principalmente manter a lucratividade do negócio, o varejo tem à disposição uma série de soluções que auxilia na proteção de produtos, garante a segurança da loja, além de facilitar a gestão e o controle das equipes operacionais e de vendas.

Os varejistas que utilizam a tecnologia, de acordo com Santos, estão sempre na frente e conseguem ampliar resultados e diminuir as perdas, aproveitando da melhor forma o potencial de seu negócio. “Um ponto de venda pode parecer rentável, mas se não tiver a medição correta de perda, o varejista pode ter prejuízo”, diz o executivo. “Não existe uma fórmula mágica para acabar com as perdas. Mas a simples utilização da tecnologia aliada às normas, procedimentos e pessoas qualificadas e motivadas, elas podem ser reduzidas”, completa.

Do PDV à gestão de numerário – Para o PDV Santos indica o uso do Gatecash e do Fiscal Remoto. O Gatecash, ferramenta de monitoramento que possibilita ao varejista diminuir as fraudes (cancelamentos de cupons indevidos, descontos irregulares e aberturas excessivas de gaveta), além de minimizar os erros operacionais e até mesmo as falhas de inventário e o Fiscal Remoto que reduz o tempo de atendimento ao operador de PDV para aproximadamente 30 segundos e também permite a redução de despesas operacionais. Com a Central Sesami de Eficiência Operacional é possível monitorar essas duas ferramentas em conjunto, obtendo ganhos ainda maiores na prevenção de perdas e na gestão operacional.

O XReader, sistema de leitura automática de código de barras e identificação de produto por imagem, pode ser utilizado em qualquer checkout com esteira. O sistema evita que algum item passe pelo leitor sem ser registrado, reduzindo as perdas por erro de leitura ou fraude do operador. Com ele o cliente também efetua sua compra, especialmente aquela de grandes volumes, com uma redução de até 30% no tempo de atendimento.

O Intelisafe, cofre inteligente para gestão de numerário, por sua vez, tem um software avançado que permite a sincronia de todos os processos, desde o depósito do dinheiro no cofre até o transporte ao banco. Gerenciado por um data center, ele tem um contador de notas que contabiliza as cédulas depositadas, evitando o erro humano, rejeita notas falsas e oferece diferentes velocidades de leitura e capacidade de depósito, conforme a necessidade do varejista.

Como costuma dizer Hailton Santos, prevenção de perdas é um retorno garantido. Mas, para dar certo, lembra que é preciso um trabalho integrado entre tecnologia, pessoas e processos. “A tecnologia é sem dúvida indispensável e continuará a evoluir e, se bem administrada, sempre terá um custo-benefício favorável ao varejista que se utiliza dela”, argumenta.

Sobre a Sesami
É uma empresa criada a partir da união da sueca Gunnebo Cash Management, das norte-americanas Tidel e ARCA e a alemã Planfocus. Com capacidade para atendimento global, a Sesami, que integra o grupo canadense GardaWorld Security Corp., é uma plataforma aberta, integrada e sofisticada de business intelligence (BI) que oferece serviços personalizáveis, incluindo software, dispositivos inteligentes e serviços gerenciados para ecossistemas de caixa de ponta a ponta e operações de automação de PDV.

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