Estratégia para aumentar a produtividade das cadeias de valor da indústria, comércio, serviços e agronegócios, o encadeamento produtivo estará em pauta nos dias 21 e 22 de maio, no Fórum Encadear – Pequenas e Grandes Empresas Trabalhando Juntas, em São Paulo. O evento será realizado pelo Sebrae e vai debater as vantagens, desafios e oportunidades das relações comerciais entre pequenas empresas – aquelas que faturam entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões por ano – e corporações como Gerdau, L’Oréal, Invepar, Nestlé, Petrobras, M.Dias Branco, Aurora Alimentos e a associação dos fabricantes de veículos Anfavea, entre outras.
O Programa Encadeamento Produtivo do Sebrae identifica as demandas de mercado das grandes companhias – que tipo de produto ou serviço elas podem comprar de pequenas empresas, ou distribuir e vender por meio delas – e avalia os requisitos de qualidade, prazo e certificações técnicas exigidas, dentre outras.
Em seguida, o Sebrae faz um diagnóstico das pequenas empresas envolvidas naquela cadeia produtiva e promove o seu desenvolvimento, por meio de consultorias técnicas sobre planejamento, finanças, inovação, marketing organizacional, logística, entre outros, para que elas possam atender aos requisitos e fazer negócios com as grandes. Os projetos trabalham cinco focos estratégicos: redes de aprendizagem, inteligência competitiva, políticas corporativas, desenvolvimento dos pequenos negócios e acesso a mercados.
“O fundamental é que essa melhoria de gestão amplia o mercado das pequenas. Não se trata de preparação para se tornar dependente de uma única grande empresa, mas de levar o pequeno empreendimento a ser mais competitivo e poder disputar novos mercados”, ressalta Barretto. “Ao mesmo tempo, oferece às grandes companhias uma gama de fornecedores e distribuidores mais qualificados. Todos ganham.”
Hoje são 116 projetos nacionais e regionais, que envolvem mais de 19 mil pequenos negócios e cerca de 60 empresas de grande porte, as chamadas âncoras. A estimativa de negócios entre elas é de R$ 4,5 bilhões.
No Fórum Encadear serão apresentadas experiências de empresas âncoras e também de pequenos negócios participantes dos projetos das cadeias do aço, automotiva, de alimentos, do petróleo e gás, do transporte áereo e da beleza. Também estão programados debates com especialistas internacionais, como o suíço Alexander Osterwalder, idealizador do Business Model Canvas e autor dobest-seller Business Model Generation (BMG). O público-alvo inclui dirigentes de grandes empresas – presidentes, diretores, executivos de suprimentos,marketing ou distribuição – donos de pequenos negócios e instituições parceiras do Sebrae.
Programação
Dia 21 de maio (quarta-feira)
9h – Abertura
10h – Como aumentar a competitividade na indústria unindo grandes e pequenas empresas?
Palestrantes: Jorge Gerdau, da Gerdau; Patrick Sabatier, da L’Oréal; Gustavo Rocha, da Invepar; Luiz Moan Yabiku Júnior, da Anfavea; Luiz Barretto, do Sebrae.
11h45 – Encadeamento Produtivo – Oportunidades e desafios
Palestrantes: Christin Pfeiffer, da INSME (Rede Internacional para Pequenos Negócios); Carlos Alberto dos Santos, do Sebrae.