Anderson Locatelli

Transformar informações impressas no papel em documentos digitais foi o que motivou o nascimento da empresa NDDigital em 2004, em Lages, na Serra Catarinense. E a ideia de fazer essa tran­sição surgiu a partir da necessidade de um cliente. Necessidade essa que acabou se tornando comum no mercado. Entre­tanto, para a empresa, o processo para entregar a solução foi lento e, na época, representou uma quebra de paradigmas. Passados 10 anos, a NDDigital atua em mais de 16 países, através de sua matriz localizada no bairro Coral, em Lages, e uma filial em Portugal. Especializada em oferecer diferentes soluções para impressão, transações eletrônicas, paga­mento eletrônico de frete e supply chain (gestão da cadeia logística) para clientes e parceiros, a NDDigital se construiu apoiada em uma evolução constante, ino­vando no desenvolvimento de soluções, com a intenção de ser conhecida como uma empresa que gera valor ao negócio de seus clientes e que tem o objetivo de estar entre as 100 maiores do mundo em seu segmento de atuação.

Inovar em todos os fatores, mas prin­cipalmente no modelo de negócio no qual a companhia aplica uma regra simples: compartilhar o esforço e a receita explica parte do êxito alcançado pela NDDigital. Além disso, acrescenta Anderson Locatelli, diretor de marketing e vendas da empre­sa, toda a comercialização é feita através de alianças. Para ter sucesso em suas dife­rentes áreas de atuação, a NDDigital traba­lha em três linhas de negócios. A primeira delas, que representa a origem da compa­nhia, é voltada a empresas de outsourcing de impressão, atendendo diretamente aos clientes diretos e os revendedores. A segunda linha está centrada nas solu­ções para gerar documentos eletrônicos na qual, através de empresas desenvol­vedoras de ERPS e TMS, são distribuídas para todo o mercado. Independente do segmento, a NDDigital atende empresas varejistas, indústrias, planos de saúde, prestadores de serviço, concessionárias, transportadoras, entre outros. A terceira linha foi pensada para ajudar a cumprir a legislação de pagamento de frete a autô­nomos, por meio do portal www.nddcar­go.com.br que auxilia qualquer empresa que contrate frete de caminhoneiros au­tônomos, por meio de uma aliança com a VISA e outras instituições financeiras.

NDDigital

A NDDigital, que teve uma aceitação grande no mercado desde o começo, busca deixar claro que os negócios efetu­ados e impressos em papéis também são reais. Conforme explica Locatelli, quando a empresa entregou a solução ao primei­ro cliente e foi ao mercado ofertar o que tinha desenvolvido, a aderência foi mui­to grande. “A carência por soluções que apresentassem documentos digitalizados não estava desvendada na época em que a empresa começou”, avalia. Apesar dis­so, Locatelli enfatiza que tanto a gestão sobre papéis como sobre documentos eletrônicos são administráveis pela em­presa. A NDDigital auxilia as empresas de feituras, estados e com a Agência Nacio­nal de Transportes Terrestres (ANTT) e a sua cadeia logística. Monitorar, rastrear e gerir esses documentos, tornando-os acessíveis e parte do processo também faz parte do trabalho da NDDigital.

A empresa ainda desenvolve três dife­rentes projetos focados no âmbito social. O Green Carbon (www.nddgreencarbon. com) que foi criado em 2001 para aten­der clientes que usavam o produto Vir­tual Print, uma impressora virtual, é um deles. A principal ação desenvolvida por esse projeto é certificar o cliente sobre a quantidade de árvores economizadas no período de uso do produto. A Universida­de NDD (www.ndd.com.br/universidade) é outro programa da empresa que tem a intenção de levar conhecimento à equipe de trabalho de forma prática, permitindo uma aprendizagem rápida sobre os pro­dutos da NDDigital no tempo disponível do colaborador. Por fim, o projeto CT-e do Brasil (www.transporteeletronico.com.br) informa sobre o transporte eletrônico de documentos. Neste espaço, é possível en­contrar notícias, artigos e um informativo semanal sobre o assunto.

Apesar da presença no mercado e das ações desenvolvidas pela NDDigital, passa pela cabeça que uma empresa como esta possa ter enfrentado um longo caminho para conquistar credibilidade sendo uma empresa brasileira, catarinense, vendendo esse tipo de tecnologia inovadora, mas Locatelli afirma que essa realidade aconte­ceu menos do que eles imaginavam e mais do que gostariam. Porém, em um panora­ma geral, ele sustenta que nos dias atuais é possível fazer negócios tanto no Brasil como em qualquer lugar do mundo com uma empresa de qualquer porte, basta de­monstrar conhecimento e segurança atra­vés da tecnologia. Com esse propósito, a empresa trabalha para manter um ciclo de lançamento de novas soluções que não é superior a dois anos. E essa ação estra­tégica é um dos principais fatores para a NDDigital manter as altas taxas de cresci­mento que possui.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn