A Top English é uma franquia de escolas de inglês que tem um conceito diferenciado de ensinar o idioma, conhecido como “aula delivery”. Nesse modelo de negócios, a franquia envia suas equipes de professores às empresas ou residências dos alunos. Portanto, trata-se de um modelo que não necessita de escolas físicas.
Hoje, a Top English trabalha com uma rede de 20 máster franqueados, que contam com uma equipe de 80 professores, atendendo 15 cidades do país e mais de 3 mil alunos.
A franquia foi formatada para quem tem potencial, mas não possui muito capital para investir na realização do próprio negócio. O investimento inicial para abrir uma unidade é de R$ 30 mil, valor que chega a ser até 70% menor do que a média das outras franquias do ramo. Seu custo operacional é quase igual a zero, pois a escola não tem funcionários e não é necessário pagar aluguel ou contas de água e luz.
“A rentabilidade de nossa franquia é alta em função de dois fatores: o baixo custo operacional e a alta fidelização de clientes/alunos. Os alunos ficam conosco, em média, 26 meses, pagando mensalidades. Por isso, temos crescido tanto”, afirma Dilson Kossoski, presidente e fundador da Top English.
Kossoski cita, por exemplo, a região de Belo Horizonte, que já atua com dois franqueados máster, além de praças como São Paulo, Rio de Janeiro e as grandes capitais, que comportam mais de uma unidade franqueada. “O que buscamos dos nossos parceiros é um perfil competitivo, empreendedor e identificado com a filosofia, visão e valores de nossa empresa”, destaca.
As unidades da Top English, atualmente, são: Recife (2 unidades), Caruaru, João Pessoa, São Luis, Belém, Aracaju, Goiânia, Anápolis, Belo Horizonte (2), Brasília (2), Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André, São José dos Campos e Taubaté. As duas unidades no exterior ficam em Boston (EUA) e Tóquio (Japão).
O início
Kossoski criou a primeira unidade própria da Top English, em Maceió-AL, em 1997. Hoje, essa unidade conta com 700 alunos e 26 professores. O faturamento mensal líquido dessa unidade está em torno de R$ 47 mil.
Em 2011, a Top English iniciou seu programa de expansão da marca, adotando o modelo de franquias. Atualmente, a rede conta com 20 unidades. Está presente em 15 cidades brasileiras e em duas cidades no exterior: Tóquio (Japão) e Boston (EUA).
A rede de franquias Top English é associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising). O plano de expansão da rede inclui chegar a dez novas capitais brasileiras até o final de 2018 e a cinco unidades no exterior até 2019.