Rede investe em universidade corporativa para aumentar venda de produtos

Treinamento e suporte são os pilares principais para uma boa gestão. E no franchising uma excelente capacitação é essencial para o crescimento de uma rede através de seus franqueados.

Jean Carlos, Gestor de Inteligência do Banneg-  Banco de Negócios (rede especializada em consórcios e financiamentos) explica que é vital um suporte de qualidadepara o bom desenvolvimento do franqueado, já que nem todos os investidores que adentram a rede já detém o conhecimento técnico necessário.

Pensando nisso, a franquia oferece a Academia Banneg com o intuito de fomentar o aprendizado da franqueadora. Desde que entrou para o franchising, no final do ano passado, a rede oferece a universidade corporativa com aprendizagem EAD 24 horas por dia. A metodologia envolve curso com vídeo aulas, tutoriais com gravação de telas e entrevistas no formato TV corporativa.

“Para que o ensino seja cada vez mais produtivo, a rede tem investido na otimização do design da plataforma, na compra de materiais para gravação e edição do material e num estúdio próprio na própria sede da franqueadora”, diz o gestor.

Ponto de partida

A Universidade Corporativa já é tendência em grande parte das franquias, com isso a direção do Banneg percebeu o quão importante é levar conhecimento para seus franqueados, principalmente para aqueles que nunca tiveram um negócio próprio, e assim, poder vender cada vez mais, bem como ter uma boa administração do negócio de forma segura.

“O principal mote foi acreditar na educação corporativa como o coração da franqueadora, haja vista que mais do que uma tendência, disponibilizar uma Universidade Corporativa hoje para os franqueados da rede é uma questão de sobrevivência, pois o conhecimento técnico é de suma importância para que o negócio obtenha êxito”, avalia Jean.

O tempo de duração do curso está diretamente relacionado aos nichos de mercado e seus respectivos produtos. Como é o caso do curso de consórcios, por ter uma ampla gama de conhecimentos técnicos que exigem do franqueado uma disciplina maior, a duração das aulas e dos tutoriais acaba sendo mais extensos, podendo chegar a 40 horas aula. No entanto, o Banneg utiliza a estratégia de “pílulas”, ou seja, vídeos distribuídos de forma homeopática com duração de até 7 minutos cada um, com informações de relevância para o negócio, de forma descontraída, sem tornar a aula maçante e cansativa.

O interessante é que o franqueado tem à sua disposição um curso totalmente gratuito. Ao entrar na franquia o investidor recebe login e senha para acessar as aulas em qualquer lugar e horário. Mas Jean alerta que é necessário comprometimento, já que como qualquer curso é necessário atenção nos estudos.

“Concluir o processo faz parte do processo de educação corporativa que nos propomos a fazer. Mostramos para os nossos franqueados que o conhecimento profundo da área de negócio do Banneg está diretamente relacionado com o sucesso da unidade franqueada”, frisa o gestor.

De olho no esforço

A rede não possui levantamento com dados estatísticos que demostrem a porcentagem do aumento do desempenho nas vendas para aqueles franqueados que participam da universidade corporativa. No entanto, foi possível observar que dentro do processo de segmentação adotada pela franquia, os franqueados Premium são aqueles que possuem maior assiduidade na Academia Banneg.

O Banneg conta atualmente com quatro unidades em operação, dentre elas, todos os  franqueados já acessaram a Universidade Corporativa. “Alguns com mais e outros com menor frequência, porém todos estão cadastrados e consultam frequentemente a plataforma, pois trabalhamos com um sistema de monitoramento e relatórios semanais de controle de frequência da rede. Consideramos que nossa satisfação hoje é boa, mas queremos chegar a ótima. Para que isso ocorra, temos nos esforçado sobremaneira para que todos os franqueados usufruam o máximo possível da Academia Banneg”, reforça Jean.

Superando desafios

Cada pessoa possui um jeito peculiar de aprender, alguns são mais auditivos e outros mais visuais. No formato EAD os indivíduos que possuem maior dificuldade são aqueles que aprendem mais pela cinestesia. Na maior parte das vezes a dificuldade enfrentada pelo franqueado está relacionada a disciplina, já que a metodologia EAD necessidade dessa virtude em uma escala maior para que a pessoa consiga concluir todas as tarefas.

Otimizando resultados

Basicamente, os conteúdos postados na Universidade Corporativa têm dois propósitos: apresentar os conceitos essenciais dos produtos veiculados pelo Banneg e ajudar na metodologia de apresentação do produto para os clientes finais.

Dentre os resultados que esse ensino gera no dia a dia dos franqueados, Jean cita como mais importante o aumento do cabedal de conhecimento acerca do produto comercial da franqueadora; acesso facilitado para as dúvidas recorrentes do dia a dia; interação, pela própria Universidade Corporativa, com um atendente online que, em horário comercial, esclarece as dúvidas real time.

Fácil operação dos negócios

O Banneg possui um dos mais baixos valores de investimento do mercado. Com R$32.400,00 (incluso taxa de franquia + taxa de instalação + capital de giro) é possível abrir uma unidade através do modelo Standard que atua exclusivamente através de loja física.  Outro atrativo da rede é o faturamento bruto médio mensal que varia entre R$ 300 mil a R$ 500 mil, com prazo de retorno rápido de investimento, de 8 a 12 meses.

A rede com enfoque no mercado financeiro oferece serviços como: Consignados (aposentados e pensionistas do INSS, prefeituras, governos, marinha, exército, aeronáutica, professores, militares e SIAPE); Consignado privado; Consórcios de imóveis, automóveis, caminhões e serviços; Financiamentos de carros, motos e caminhões; Refinanciamento de imóveis e auto; Capital de giro – CGI (com garantia de imóvel), com uma estrutura que garante as melhores negociações e taxas.

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