Pioneiro em gastronomia regional, Empório Coisas de Minas prevê crescimento de 70%

Criada pela empreendedora Lilian Lisa, marca com 12 lojas oferece experiência sensorial

Quando a farmacêutica Lilian Lisa chegou em São Paulo em 2004, trouxe na mala os sonhos de uma recém-formada e as delícias da sua cidade natal: Muzambinho, Minas Gerais. Tão logo, as guloseimas tradicionais se tornaram um sucesso entre os amigos, que faziam sempre os mesmos pedidos a cada viagem de Lisa para visitar a família: “Traz pão de queijo?”, “Tem como trazer o doce de leite e a pamonha?”, e assim, a empreendedora sempre voltava repleta de encomendas.

Lisa tem o DNA empreendedor de família. Seus pais são comerciantes na cidade mineira há mais de 40 anos e ela sempre estudou possibilidades de negócios que proporcionassem realização profissional, horário flexível para ficar mais perto dos filhos e o sentimento de felicidade nos clientes, com uma experiência sensorial. “Nós pensávamos em pioneirismo com a nossa essência, mas com um alto grau de dificuldade, para evitar concorrências. E nós pesquisamos muito, até entender que a nossa inspiração estava na minha história”, relembra Lilian.

Em uma conversa com a mãe, durante mais uma das visitas quinzenais a família em Muzambinho, que veio o insight. “Sempre que íamos até a cidade voltávamos com o porta-malas lotado de encomendas de cafés, cachaças, queijos, compotas, pamonhas, quitandas e doce de leite. Então pensamos: Esses produtos têm diferencial, são praticamente exclusivos da região e não tem em São Paulo”, conta a empreendedora. O negócio estava formado e em 2013, uma pequena porta do Empório Coisas de Minas, com produtos 100% mineiros, foi aberta no bairro da Mooca, em São Paulo, sem mesas e cadeiras, apenas para viagem.

Em pouco tempo, o sucesso veio e em 2014, mesas e cadeiras foram colocadas no espaço de 25 metros quadrados para servir o “cafezim com pãozin de queijo” aos clientes que buscavam uma experiência ainda mais “da fazenda”. No ritual do café que tornou o espaço um fenômeno de procura, a bebida é coada pelo próprio cliente na mesa com um coador de pano e em porção individual, no estilo tradicional mineiro: o pó com a água quente dentro do bule. Um pioneirismo que não existia à época. “Foram filas e mais filas na loja e apenas duas mesas. Decolamos. Sentei com meu esposo e hoje sócio, Juliano Lisa, e desenhamos o novo conceito e a expansão do negócio. Ele pediu as contas do trabalho e mergulhamos neste sonho”.

Os três pilares
Em 2016, o novo modelo do Empório Coisas de Minas, tomou forma e volume. Em um espaço maior, com cinco vezes mais mesas, o casal redesenhou o projeto e reforçou o desejo de oferecer mais experiência em três pilares: visual, auditiva e paladar. De um empório, o negócio se transformou também em uma cafeteria.
Na arquitetura, o local ganhou ares de casa do interior, com o aconchego de casa de avós, com decoração que emociona e faz o cliente resgatar memórias afetivas e a nostalgia de um lar mineiro.

No auditivo, a moda de viola ao fundo, em um tom ideal que relembra o radinho de pilha da fazenda e no paladar, a inigualável gastronomia mineira que tem o poder de tocar o coração, com um cardápio reformulado, com gostinho de café no campo, com produtos de criação própria, exclusivos e de alta qualidade, com aromas e sabores que fazem o cliente viajar a Minas Gerais. Neste cardápio é possível apreciar pães de queijo, doces de leite, bolos, pamonhas doces e salgadas, pastéis de angu, pão com linguiça, uma variedade de cinco tipos de cafés especiais, entre outros.

Expansão por franquias em 2023 é otimista
Em 2017, o casal entendeu que o potencial de franquia do negócio, pois cada vez mais clientes de fora da capital paulista procuravam o Empório Coisas de Minas em outras cidades. Para este voo empreendedor, o primeiro passo foi contratar especialistas para formatação do projeto de franchising e no mesmo ano a primeira unidade franqueada foi aberta, no bairro do Tatuapé. Desde então, todos os anos a marca abriu mais de uma loja por ano em São Paulo – capital, região metropolitana e interior, e também na Bahia.
A abertura de uma unidade da Empório Coisas de Minas tem investimento aproximado de R$ 450 mil com retorno médio do investimento em 26 meses. “Seguramos a expansão em entre 2020 e 2021 por ocasião da pandemia e abrimos novas oportunidades em 2022 e 2023. Já abrimos quatro lojas neste período, inclusive na Bahia, e nossa meta é crescer 70% em novas lojas até o final de 2024”, revela Lilian.

* Na foto em destaque, Lilian e Juliano Lisa.

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