Rede de soluções domésticas deve encerrar 2014 com 800 unidades

Fundada em 2010, o grupo Resolve Franchising é especializado na comercialização de franquias com foco em soluções domésticas e formação profissional. Com sede em São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, o grupo é detentor de três marcas de franquias: Doutor Resolve, Dona Resolve e Instituto da Construção. Em apenas quatro anos de operação, a empresa já soma 600 unidades negociadas e está presente, além do Brasil, no México e na Colômbia, com a marca Doctor Solución. Em 2014, o grupo deve encerrar o ano com faturamento de R$ 400 milhões.

Liderada pelo jovem administrador de empresas David Pinto, a ideia da criação do grupo surgiu quando ele ainda estava com 25 anos. Ao reformar a própria casa, o executivo vivenciou as dificuldades para encontrar bons profissionais e decidiu fundar uma empresa com foco na oferta de serviços para pequenos reparos e reformas. “Ao buscar por estes especialistas, percebi que havia uma demanda considerável para este tipo de serviço. A ideia foi criar uma empresa que oferecesse, além de especialistas experientes, segurança e confiabilidade a quem contrata”, explica.

Nascia assim a primeira marca do grupo, em 2010, a Doutor Resolve, com a proposta de oferecer a contratação de profissionais especializados em pintura, alvenaria, jardinagem, elétrica, hidráulica e ar condicionado. Já no primeiro ano de atuação, a franquia foi adquirida por 394 franqueados, de todo o Brasil, consolidando a Resolve Franchising como a empresa que mais comercializou franquias no primeiro ano de atuação. Atualmente, o grupo possui 600 franqueados.

Com a expansão da Doutor Resolve e a necessidade de manter a qualidade na prestação de serviços, com mão de obra melhor qualificada, a empresa investiu na criação da sua segunda marca: o Instituto da Construção. Criado em 2011, trata-se de um centro de formação profissional com o objetivo de oferecer treinamentos, com custos acessíveis (entre R$ 129,00 e R$ 149,00), em diversas áreas da construção civil, como mestre de obras, eletricista instalador, instalador de alvenaria, especialista em gesso acartonado, pintor de obras, decoração e jardinagem, entre outros.

Em apenas três anos de atuação, com 47 unidades em funcionamento e 100 franquias comercializadas, a escola já contribuiu com a capacitação de 20.000 profissionais. “Como os alunos se tornam profissionais treinados, muitos tornam-se funcionários da Doutor Resolve, o que ajuda o franqueado no processo de contratação”, explica o executivo.

Em 2013, foi lançada a mais nova marca do grupo: a Dona Resolve, limpeza e facilidades. Neste caso, o foco são os serviços e as necessidades domésticas. A marca oferece a contratação de profissionais como diaristas, mensalistas, babás, motoristas, cozinheiras, copeiras, churrasqueiros, costureiras, personal organizer, dog walkers e o chamado “bom vizinho”. No primeiro ano da marca, foram comercializadas 80 franquias e a meta é atingir 500 franquias até 2018.

“A Dona Resolve também surgiu de uma necessidade. Após montarmos a nossa casa, vimos o quanto era difícil contratar profissionais qualificados para cuidar do lar. Decidimos então complementar os serviços do grupo com uma marca direcionada aos cuidados domésticos”, explica Rebeca Pinto, diretora-executiva da Resolve Franchising e fundadora da marca Dona Resolve.

O modelo de negócio do grupo Resolve Franchising inclui, após a aquisição da franquia, uma imersão na especialidade da marca e um treinamento contextualizado sobre os principais temas da gestão da empresa, como marketing, comercial, gestão de pessoas e assessoria jurídica e contábil. Estes temas continuam sendo acompanhados pela franqueadora por meio da área de suporte.

Entre os diferencias da Resolve Franchising, está a central de chamadas. A partir do 0800 6068-52, o grupo recebe todas as chamadas, de qualquer local do Brasil, e direciona para a unidade mais próxima. Os pedidos são respondidos no prazo de até 24 horas. “Com o 0800, o franqueado já recebe chamados para começar a sua carteira de clientes”, explica Pinto.

A Resolve Franchising também possui uma TV Corporativa para a realização de todos os treinamentos com franqueados e profissionais contratados para a prestação dos serviços. “Utilizamos a tecnologia para chegar mais próximo dos nossos franqueados e ajudá-los na capacitação de seus funcionários, com a disseminação de técnicas e a padronização dos serviços do grupo”, acrescenta Rebeca.

Como microfranquias, as marcas possuem valores acessíveis de investimentos inicial, a partir de R$ 24.900,00, de acordo com a marca, incluindo taxa de franquia e capital de giro. Os custos variam de acordo com a região. No 12o mês, o franqueado atinge o ponto de equilíbrio e o retorno do investimento é esperado até o 18o mês.  O faturamento médio das unidades é de R$ 30 mil, com taxas de retorno entre 20% e 30%.

“O franchising é uma compilação de histórias de sucesso para serem repetidas e replicadas. Todo negócio tem um risco natural envolvido, com ônus e bônus. Mas a franquia já traz a experiência e o suporte necessário a quem deseja investir e trabalhar duro”, finaliza o executivo.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn