Setor de alimentação lidera o ranking de franquias e abre expectativas para 2024

Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou os dados do crescimento das franquias no País em 2023, com um cenário que prevê mais um ciclo virtuoso neste ano para este modelo de negócio

O setor de franquias cresceu 13,8% em 2023, alcançando um faturamento de R$ 240,661 bilhões. Alimentação Food Service (17,9%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,5%) e Hotelaria e Turismo (16,4%) foram os três segmentos que mais puxaram o crescimento do setor.

Esses dados são do balanço apresentado pela ABF na quinta-feira (8/2), quando a pesquisa apontou a liderança do setor de Alimentação neste ano, responsável por abrigar os ramos de atividade: Fast food, Alimentação Especializada e Alimentação Varejo. Além do desempenho global positivo, o levantamento mostra que o avanço e a expansão do mercado de alimentação não parou no Brasil.

O presidente da entidade, Tom Moreira Leite, comemorou os resultados apresentados que, na sua visão, consolidam o momento de recuperação da atividade econômica do período pós-pandemia. “Saímos de uma agenda de sobrevivência e passamos para uma agenda de desenvolvimento. Uma nova realidade, que consolida 2023 com uma nova forma de operar, e um endividamento menor”, destacou.

(Na foto em destaque, da esq. para à dir. Tom Moreira Leite, presidente da ABF, Juarez Leão (Leão Group) e Adriana Auriemo, vice-presidente da entidade durante a coletiva de imprensa)

Acesse nosso guia de franquias, clicando aqui

Facebook
Twitter
LinkedIn