A crise econômica desencadeou uma série de alterações em preços, o que impactou o orçamento de milhões de empreendedores do varejo no país. De acordo com o IPCA, só no ano passado as carnes sofreram aumento de 17,97%. Preços no mercado também subiram 16% segundo o IBGE e o arroz teve um aumento de 70% ao lado dos 40% do feijão.Pensando em auxiliar esses comerciantes a gerirem seus estoques, o CEO da Donus, plataforma Ambev de serviços financeiros para pequeno e médio varejo, Mauro Bizatto, listou cinco passos essenciais para implantar no seu negócio.
Comece pelo planejamento – Entender o público e os gastos do seu empreendimento é o primeiro passo para começar a organização. “Busque por padrões de consumo e o quanto custam as coisas”, explica Mauro. “Dessa forma, você vai descobrir onde gasta mais, com o que pode economizar e quanto precisaria para alcançar seus objetivos de curto e médio prazo”, complementa.
Prefira legumes e frutas da estação – O valor costuma ser mais em conta devido ao aumento da oferta durante o período. É preciso pesquisar na hora das compras e provavelmente fazer alterações no cardápio, que com certeza serão mais fáceis agora que tudo está digitalizado. “Aproveite para lançar novidades e surpreender os clientes. É possível pensar em novas combinações, sabores de acordo com cada momento dos vegetais”, sugere o especialista.
Atacados ou feiras – Além de “o quê”, é preciso saber onde comprar. Atacados são uma ótima opção no quesito economia, pois oferecem preços mais vantajosos e descontos de acordo com as quantidades adquiridas. Outra ideia é procurar feiras locais, que também costumam oferecer preços mais acessíveis. “Principalmente se seu comércio for menor e não forem necessários um grande número de produtos”, aponta. Compare preços e fique atento à promoções “Uma dica valiosa é anotar valores do que precisa e comparar preços em diferentes estabelecimentos”, comenta Mauro. Alguns supermercados também oferecem, durante a semana, descontos e promoções. Ficar atento a esses dias e descontos para comprar os itens que precisa também pode ajudar.
Compare preços e fique atento à promoções – “Uma dica valiosa é anotar valores do que precisa e comparar preços em diferentes estabelecimentos”, comenta Mauro. Alguns supermercados também oferecem, durante a semana, descontos e promoções. Ficar atento a esses dias e descontos para comprar os itens que precisa também pode ajudar.
A Donus (www.soudonus.com.br) é uma fintech 100% digital que permite ao varejista receber o pagamento dos clientes por meio de uma integração com as maquininhas da empresa e usar o saldo para pagar contas ou fazer transferências. Além de oferecer uma conta digital sem taxas, o aplicativo disponibiliza o dinheiro da transação feita pela maquininha em até um dia. A Donus foi criada dentro da Z-Tech, o hub de tecnologia e inovação da Ambev no Brasil e da AB InBev no mundo, que também criou a Menu – marketplace de alimentos e bebidas e produtos de limpeza que funciona como uma espécie de atacado virtual.Compare preços e fique atento à promoções.