A maioria dos gestores sente dificuldade de fornecer um retorno sobre o trabalho de seus funcionários, bem como sobre o seu comportamento, atitude e a qualidade das tarefas desenvolvidas, quando os mesmos não atenderam as expectativas. Pode parecer difícil conduzir essa conversa, principalmente quando o retorno não é positivo, por isso, a diretora executiva da STATO, Lucia Costa, dá algumas dicas de como os líderes podem se preparar para este momento.
“O feedback é um ponto essencial no ambiente de trabalho, pois garante o bom fluxo de comunicação e de relacionamento entre líderes e liderados. Uma conversa franca bem desenvolvida, por exemplo, aproxima e reforça a relação interpessoal, melhorando o nível de confiança da equipe”, diz Lucia.
Para estabelecer esse momento junto ao colaborador, confira algumas dicas oferecidas pela consultora:
1. Escolha um ambiente calmo para diminuir a tensão
2. Pense cuidadosamente no que será falado antes da conversa
3. É importante fazer um balanço de aspectos positivos e negativos sobre o que deseja falar
4. Antes de destacar pontos negativos, ressalte o que houve de bom, pois ajuda a minimizar a resistência de quem escuta
5. Seja claro e objetivo, cite fatos, exemplifique o comportamento observado e explique de que forma poderia ser aperfeiçoado
6. Escute com atenção a outra pessoa, esteja pronto a reconsiderar o seu ponto de vista diante de novos fatos e, acima de tudo, sempre seja aberto a receber feedback também!
Por outro lado, o feedback não necessariamente precisa ser no ambiente corporativo. “Alguns gestores aproveitam aquele bate-papo num almoço ou café, desde que outras pessoas não estejam presentes, é claro, para sinalizar a percepção quanto ao desempenho, comportamento, atitude e pontos de melhorias”, finaliza Lucia.