Dia do Empreendedor: 7 dicas para inspirar equipes remotas

Renato Bolzan empreendedor

CEO da Invillia reforça a importância do desenvolvimento e do fit cultural com a empresa, mesmo sem um ambiente físico

O conceito de anywhere office começou a ser amplamente disseminado em 2020, quando a pandemia fez com que grande parte das empresas não pudesse mais trabalhar de forma presencial. Diferente do home office, esse modelo de trabalho parte do princípio de que o colaborador tem a liberdade de exercer sua função de qualquer lugar. “A Invillia tem seu dia a dia 100% adaptado ao trabalho conectado. Chamamos dessa forma por acreditarmos no princípio da proximidade, a qualquer distância. Independentemente do local onde cada um está, aprendemos a importância de proporcionar um ponto de encontro único para todos, a sensação de pertencimento
ratificada por cultura, práticas e iniciativas unificadas”, pontua o executivo Renato Bolzan, CEO da Invillia.

Abaixo estão algumas dicas do executivo para uma boa gestão de uma equipe remota:

1. Seja um bom líder: é fundamental uma gestão que esteja preparada para a cultura digital, envolvam, que sejam os primeiros “embaixadores”, que disponibilizem as condições, o conhecimento e as ferramentas que somem,
agreguem valor.

2. Cuide das pessoas: pensar no time deve ser algo ainda mais presente. O “onde” deixa de ter importância, mas o “como” é absolutamente crítico. Não apenas a nível profissional, mas também pessoal.

3. Crie um ambiente de confiança: com a distância, criar um ambiente seguro e de confiança mútua entre todos é de extrema importância. Uma comunicação clara, fluida e transparente é um dos segredos da gestão.

4. Foco no desenvolvimento pessoal: Fatores como a liderança pelo exemplo, a disciplina e o foco no desenvolvimento pessoal continuam valiosos, ainda mais fortes.

5. Atenção aos dados e métricas: Tomar decisões baseadas em métricas, em dados, em indicadores de performance, de desenvolvimento individual e coletivo, são fatores fundamentais quando o trabalho não acontece de forma presencial.

6. Saiba conectar as pessoas: é preciso redefinir o conceito do que é estar presente na empresa. Um bom líder tem como papel fundamental entender as individualidades de cada colaborador e saber fazer a conexão entre eles.

7. Garanta fit cultural: é papel dos bons líderes serem como guardiões da cultura, motivadores, provocadores, corajosos e que inspirem respeito e verdade. A comunicação sem limites e a proximidade da liderança com toda a comunidade, assim como o patrocínio para iniciativas e experiências de práticas culturais que visem a evolução da cultura corporativa.

Sobre a Invillia – A Invillia é uma multinacional brasileira que tem por objetivo ajudar empresas que revolucionam o mercado na missão da inovação contínua, criando soluções end-to-end, produtos e serviços digitais, nas tecnologias mais emergentes do mundo. Seu exclusivo Global Growth Framework foi criado para ampliar a performance de cada cliente, ao conectar dados e insights aos melhores talentos globais. Com mais de 800 colaboradores
trabalhando de forma distribuída em 7 países e 130 cidades, a companhia mantém hubs estratégicos no Brasil, Portugal, Reino Unido e Holanda.

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