por Carla Kempinski
A ABF Franchising Expo 2014, que acontece até sábado (07), em São Paulo, está sendo palco para 480 franquias de todos os setores, além de fornecedores para lojistas e consultores especializados. O principal objetivo da feira é oferecer oportunidades de investimento, serviços e consultoria em praticamente todos os segmentos da economia nacional, de alimentação à locação de veículos.
Uma das consultorias expositoras, a Global Franchise, está lançando com exclusividade na feira o serviço de coaching internacional para empreendedores brasileiros. O objetivo é prestar assessoria aos investidores que desejam ampliar seus horizontes de atuação, seja através da abertura de uma franquia brasileira (ou mesmo norte americana) no estado da Flórida ou realizar outro tipo de investimento, como aquisição de um imóvel. O serviço inclui a análise do perfil do investidor, seus objetivos com o negócio, assessoria para a obtenção de visto, assessoria jurídica, pesquisas de negócios, entre outros detalhes.
Outra consultoria presente no evento é a Goakira, que pretende analisar as tendências do setor além de estudar na prática os dados e a evolução no número de redes de fraqueados. “É de extrema importância para nós estarmos presentes nessa feira, pois iremos dialogar com dois públicos diferentes: os empreendedores interessados em franquear seus negócios e os investidores com potencial para comprar uma franquia”, argumenta José Carlos Fugice Jr, sócio-fundador.
Segundo Fugice, muitos empreendedores não conhecem as oportunidades que existem no mundo das franquias. “Fazer com que a empresa cresça por meio de uma rede franqueada ainda é novidade para muitos. Queremos contribuir com o desenvolvimento das empresas apresentando novos caminhos e oportunidades de crescimento”, afirma.
A feira atinge tanto pessoas interessadas em criar uma rede de franquias quanto as que desejam se associar as já existentes. No segundo caso, geralmente são empreendedores de primeira viagem, que buscam neste formato de negócio maior segurança e chances de sucesso – uma vez que o franqueador já aprovou e testou o modelo de sucesso.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Francshising (ABF), em 2014 o setor deve crescer cerca de 10%, já que o ano será promissor para as franquias. Com a realização da Copa do Mundo, os setores de alimentação, saúde, beleza e turismo devem receber grandes investimentos, principalmente nas regiões que serão diretamente afetadas pelo mundial.
Confira algumas redes nacionais e internacionais expositoras:
ESTÉTICA HOLLYWOOD
A rede Estética Hollywood oferece um conceito inovador no segmento de beleza, estética, saúde e bem estar. É um projeto com ampla oportunidade para empreendedores que já atuam ou pretendem atuar neste setor. A marca tem como um de seus empreendedores o Dr. Robert Rey, conhecido como Dr. Hollywood, que, além de ceder sua imagem para divulgação da rede, também presta consultoria e aprova os tratamentos estéticos oferecidos pela clínica. A Estética Hollywood oferece uma gama ampla de serviços, como massagem, drenagem linfática, rejuvenescimento, clareamento e depilação, entre outros.
LUNABLU
O LunaBlu apresenta um conceito diferenciado e inovador para cuidar especialmente dos cabelos crespos, cacheados, secos e danificados. A marca conta com tratamentos exclusivos para restabelecer a perfeita saúde dos fios, até dos cabelos mais danificados que passaram por tratamentos inadequados. Todos os salões da rede realizam tratamentos com produtos da própria marca. Entre os diferenciais, está o fato de que o cliente passa por avaliações (diagnósticos), realiza tratamento e somente depois chega à etapa do design (cabeleireiro que irá dar forma). É a primeira franquia do Brasil voltada ao público de cabelos crespos e cacheados.
ARTE PRÓPRIA
ARTE PRÓPRIA é um novo formato loja de arte inédita, onde o consumidor encontra, num único local, diversas opções de objetos para decoração, com preço acessível. A proposta da marca é que cada cliente desenvolva a decoração da sua casa a partir do seu gosto pessoal, criando assim, uma forma de arte própria. A rede tem como foco cidades com mais de 300 mil habitantes e conta com dois modelos de negócio: Arte Própria Street – unidade de rua com área construída de 150m² a 250m² e Arte Própria Shopping – unidade ideal para centros de compras como área construída de 60m² a 80m².
FAST GOOD MACHINE
A marca lança um novo conceito para as vending machines, o da alimentação saudável e natural. Em vez das tradicionais guloseimas e refrigerantes, agora as máquinas vendem alimentos saudáveis como frutas, saladas de folhas, sanduíches naturais, iogurtes, biscoitos integrais e até café orgânico. A gama de produtos expostas no aparelho é personalizada de acordo com o público alvo e todos vêm acompanhados com informações nutricionais completas. A FastGood é ideal para escolas, academias, universidades, entre outros. A máquina funciona 24h e um sistema de telemetria permite que a FastGood acompanhe as vendas online e reponha os produtos. A manutenção do aparelho é feita semanalmente ou de acordo com a demanda.
SWEET HAIR
Combinar qualidade, beleza, luxo e exclusividade. Esse é o conceito da marca, que busca destacar-se no mercado com produtos exclusivos, novas tecnologias, fragrâncias e ingredientes específicos, encontrando as composições exatas para cada tipo de cabelo, tudo isso desenvolvido através de pesquisas de mercado realizadas para entender os gostos e as necessidades de seus clientes. Para ganhar cada vez mais destaque, a marca criou uma identidade visual “vintage”, com clima burlesco e esse visual aplica-se em toda a decoração, mobília e no uniforme dos profissionais. A marca conta com dois modelos de franquias: Salão Expresso e Salão Completo. O investimento inicial para uma unidade da rede fica em torno de R$ 45 mil.
SINAL VERDE
O mercado potencial para venda de avaliação e recuperação de inadimplência é um dos mais extensos do país e continua crescendo, pois toda empresa ou negócio que seja realizado o pagamento a vista ou financiamento garantido, precisa do serviço. Essa avaliação é importante para todo o tipo de empresa, seja ela grande, média, pequena ou micro. De olho no crescimento desse setor, surge a rede Sinal Verde, que oferece informações e ferramentas para que as empresas possam avaliar seus clientes. Além se ser um distribuidor Serasa, o franqueado da rede também oferece serviços de cobrança.
PLANET BEACH
SPA urbano norte americano que propõem um novo conceito de negócio, os clientes da rede pagam uma mensalidade e tem direito a usar todos os serviços estéticos oferecidos como um clube.
CASA DO GALLO
Rede de franquia portuguesa especializada em pratos a base de frango.
REGAL NAILS
A empresa lança um novo conceito para a hora de fazer as unhas, fundada por um Vietnamita a rede busca oferecer rapidez e praticidade ao seu consumidor eles também desvinculam o conceito de uma manicure exclusiva, a ideia é que a pessoa seja atendida o mais rápido possível pelo profissional que estiver disponível.
BREATHE LEGAL
É uma rede de franquia com proposta inovadora. A empresa instala em bares e restaurantes um bafômetro que permite que os clientes verifiquem com precisão o teor alcoólico presente do sangue antes de deixar o estabelecimento.
BRAINFIT STUDIO
Empresa que oferece técnicas inovadoras de treinamento para gerar estudantes brilhantes. Presente em seis países, a rede criada em Cingapura oferece treinamentos para crianças e adolescentes focados na memorização, concentração e raciocínio lógico.
PRESSTO
Líder no segmento de limpeza a seco na Espanha, a rede está presente em mais de 20 países e, tem como principal diferencial o Green Earth, modelo exclusivo para lavagem a seco, que traz em sua fórmula o mesmo silicone encontrado em produtos de higiene pessoal, o que faz do processo ecologicamente correto.
PÃO TO GO
A Pão To Go, ainda uma novidade para muita gente, com sua proposta pioneira em padarias drive-thru, irá lançar durante a feira um novo conceito: o de padaria walk-thru. O modelo de negócio tem como foco grandes capitais e regiões metropolitanas, e foi desenvolvido para ser instalado dentro ou próximo de estações de trem, metrô, terminais rodoviários e de calçadões. O objetivo é implantar quiosques nesses locais para as pessoas comprarem pão e outros itens, sem precisarem entrar na loja. É uma alternativa ao conceito inicial da rede, de drive-thru, em que o cliente compra os produtos sem sair do carro. “Nossa essência é de uma padaria de baixo custo e fácil operação. Em ambos os modelos de negócio o nosso principal produto é a rapidez e a conveniência”, afirma Tom Ricetti, idealizador e diretor.
XADINHO
O Xadinho é a primeira franquia de escondidinho do mundo e vai ser lançada oficialmente na ABF Expo 2014. A rede tem como objetivo transformar o prato típico do Nordeste em um negócio rentável e de fácil administração. O modelo foi desenvolvido para ser instalado dentro ou próximo de shoppings, parques, calçadões e praças. Entre os diferenciais da rede estão a máquina que prepara o purê para o escondidinho que foi desenvolvida pela própria franqueadora. Além disso, produtos de consumo são fornecidos em embalagem com pequenas quantidades, longo prazo de vencimento e com receita exclusiva da marca. Outra vantagem oferecida ao franqueado é que o quiosque do Xadinho é fornecido pronto para a operação pela franqueadora. O novo negócio foi idealizado pelo empresário Tom Ricetti, criador da rede Pão To Go. O negócio pode ser montado em lojas ou quiosques.
23ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)
Horário: De 04 a 07 de junho, das 13h às 21h (sábado, das 11h30 às 18h30)
Ingresso: R$ 60,00 – válido para todos os dias
Cursos Rápidos: R$ 20,00 cada
Imagem: Divulgação ABF