Nos dias de hoje, a qualidade e a inovação não são mais fatores determinantes para conquistar clientes e ampliar as vendas. Uma boa estratégia e ferramentas de inteligência de mercado deixaram o campo da vantagem competitiva e se tornaram essenciais para conquistar uma fatia maior de mercado. E, em tempos de pandemia, com a expansão do e-commerce, ampliar o market share é ainda mais necessário. Dados da Similarweb apontam que as vendas apenas na categoria de e-commerce e shopping cresceram 57% entre 2019 e 2020 no país. Confira a seguir algumas dicas de Isabel Britez, Account Manager na Similarweb:
1. Leve seu posicionamento de marca e marketing para o próximo nível
Identidade da marca é sua personalidade. Se você não tem uma, é difícil causar impacto. E é ainda mais complexo construir uma conexão com os clientes. Os líderes de market share normalmente têm um diferencial na identidade de marca e no marketing que faz com que se destaquem. Neste processo, é importante desenvolver uma estratégia de marca holística que incorpore sua missão, visão e valores. Quando você desenvolve um design e uma voz coesos que refletem todas essas características e apresenta constantemente isso para sua audiência, você estará deixando uma impressão duradoura.
Outro ponto importante é que é muito mais fácil crescer a partir de um nicho de mercado do que tentar conquistar um mercado inteiro de uma vez só. Assim, antes de querer dominar toda a fatia de consumidores, é fundamental se solidificar e ser referência no seu segmento, para depois ampliar o mix de produtos.
A lição que fica é alinhar o marketing para atingir um público-alvo ou segmento de mercado e construir uma reputação. E, então, crescer a partir desse ponto.
2. Inove sempre
Para continuar a expandir seu market share, você precisa de novas tecnologias. Prova disso é que desenvolvimento de produto é uma prioridade para líderes de mercado. Mas mesmo que o produto em si não mude, ainda é possível pensar em novos caminhos. Por exemplo, migrar a venda para o comércio eletrônico. Na pandemia, a luta pelo market share no digital é incessante e apostar na estratégia omnichannel é um dos caminhos para o sucesso. Existe sempre uma maneira de inovar, você só precisa encontrá-la.
3. Reveja descontos, benefícios e incentivos
Revise sua atual estrutura de preços e compare com a dos concorrentes. Descontos, bônus, ou benefícios extras podem proporcionar um incentivo adicional para consumidores comprarem no e-commerce. Um exemplo é oferecer frete gratuito, o que é visto como vantagem pelos clientes mesmo quando significa adicionar produtos extras ao carrinho para alcançar o valor mínimo e ter direito ao benefício. Encontre sua vantagem competitiva. Esses métodos podem alavancar seu negócio.
4. Cultive sua base de clientes
Mantenha sempre os olhos nos clientes já conquistados. Afinal, como diz Philip Kotler, um dos gurus do marketing mundial, conquistar novos clientes custa entre cinco a sete vezes mais do que manter os já existentes. Por isso, é fundamental torná-los clientes leais, apostando em um relacionamento e ouvindo o que essas pessoas têm a dizer. Afinal, são eles que irão sinalizar onde investir seus recursos, quais seus pontos fortes e fracos ao responder sobre seu produto. Ou seja, o cliente proporciona uma consultoria gratuita ao dar o feedback.
Use inovação, estratégia de marketing e sua política de preços para garantir que seus clientes voltem. Porque neste retorno, trarão consigo amigos e familiares. Ou seja, ao nutrir a lealdade dos clientes, você naturalmente trará novos consumidores, o que irá expandir seu market share.
5. Procure por oportunidades de aquisição
Algumas vezes a melhor maneira de aumentar seu market share será adquirindo.
Ao invés de se esforçar em desenvolver novos produtos ou serviços que encaixem nas suas visões, empresas frequentemente compram companhias menores que já tenham desenvolvido determinado item ou serviço ou que ofereçam produtos melhores. Essa opção requer estabilidade financeira e capacidade administrativa. Por outro lado, mantém a concorrência longe.
6. Aposte na inteligência digital
Uma dica importante para conquistar mais clientes e aumentar seu market share pode estar a alguns cliques. Saber onde você está em relação aos seus concorrentes é essencial ao buscar um bom posicionamento online. A Similarweb, por exemplo, permite ao cliente navegar no claro, investindo em estratégias de posicionamento que comprovadamente funcionam para o seu mercado e público. Consequentemente, melhorando a sua aquisição, retenção e receita no mercado digital.
Com essas análises detalhadas, é possível identificar os sites de melhor performance, ameaças potenciais, comparar tráfego digital, engajamento, conversões e usar ferramentas virtuais para quantificar as preferências da sua audiência. Esses insights podem ser primordiais para definir o rumo e as estratégias da empresa, uma vez que é na internet onde encontram-se os sinais iniciais de novas tendências e variações de comportamento do seu público – e ser o primeiro a responder às novas demandas pode ser o que coloca você à frente da concorrência.
Sobre a Similarweb
A Similarweb fornece inteligência de mercado global e multiplataforma por meio de análises e monitoramento de comportamento online para entender, monitorar e aumentar o market share digital de seus clientes. Possui soluções de Inteligência de Mercado em quatro eixos: Marketing, Pesquisa, Vendas e Investimentos. A empresa analisa 24 horas por dia mais de 3 milhões de aplicativos e 80 milhões de sites, capturando dados em 240 categorias em 60 países. Atende os setores do Varejo, Turismo, Agências de Publicidade, Bens de Consumo, Comunicação e Mídia, Ad Tech, Finanças e Consultoria.
Fundada em Israel em 2007, atualmente possui 400 funcionários e escritórios em quatro continentes.