Durante o primeiro ano da pandemia, quase 4 mil unidades das redes de franquias abertas em todo o país foram obrigadas a baixar suas portas devido às determinações públicas de saúde para o distanciamento e isolamento social. O resultado foi uma queda de 10,5% no faturamento do sistema de franquias em relação a 2019, com um total acumulado de R$ 167 bilhões, número que voltou ao patamar de três anos atrás.
No meio desse turbilhão na vida das pessoas e nos negócios, o Grupo ATNZO, comandado pelo empreendedor Lucas Atanazio Vetorasso, seguiu uma receita própria: no período de março de 2020, início da pandemia, até junho deste ano, formatou e lançou 10 novas franquias. Lucas Atanazio é a capa desta edição por comprovar que os empreendedores brasileiros não deixam de empreender, mesmo em períodos muito difíceis. Nesses momentos, o caminho da franquia pode ser o de menor risco, por contar com padrões comerciais definidos e com amplo apoio de gestão.
Vender mais e melhor é um ponto crucial de cada empresa nesse atual tempo, ainda de pandemia. Nossa entrevista da edição é com um mestre de vendas da era digital, André Siqueira, cofundador da Resultados Digitais. Ele lança um livro com este tema e ensina como montar numa empresa uma verdadeira “máquina de vendas”.
Além desses conteúdos, tem muitos outros que vão inspirar e dar um novo fôlego de ânimo para os atuais e futuros empreendedores numa esperada e bem possível retomada da economia que pode ser vigorosa nos próximos meses.
Boa leitura e bons negócios