A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil promove a oitava edição de seu evento anual “Brasil em Código – Conferência Internacional” em 05 de julho, em São Paulo. Sob o tema “Tudo conectado a tudo”, o encontro promove uma tarde de networking entre os diretores e gerentes da entidade com mais de 400 executivos das principais empresas do país e especialistas em tendências de tecnologia, indústria e logística.
O processo de digitalização e a mobilidade transformam a gestão do volume de informações geradas diariamente nas instituições públicas e privadas. O conceito da indústria 4.0 transcendeu a manufatura e envolve todos os setores da economia. Com tudo e todos conectados, a conferência “Brasil em Código” propõe uma reflexão sobre o impacto desta revolução no modelo dos negócios.
“Estamos no momento da interoperabilidade e da capacidade em entregar resultados em tempo real, o que mudou completamente o perfil das pessoas, tanto profissionalmente quanto do ponto de vista do consumidor”, comenta João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. É esta discussão que estará latente na série de palestras e debates no evento. Após a abertura da apresentadora Sabina Simonatto, a primeira palestra, de Ronaldo Fragoso, vai expor estudos da Deloitte sobre tecnologias emergentes e sua influência na sociedade.
Em seguida, o painel “Lets talk indústria 4.0” reúne nomes expoentes de empresas que já avançaram no conceito da quarta revolução industrial. O caso da Mercedes-Benz do Brasil será apresentado pelo COO Carlos Santiago. Outro caso emblemático no país é o da TetraPak, que será relatado por Fernando Caprioli. Siemens será o caso seguinte, apresentado por Daniel Scuzzarello.
A Digitalização na indústria 4.0 têm ganhado mais força nos últimos anos. Sempre atenta as movimentações do setor, a Siemens, como uma das líderes no fornecimento de soluções de digitalização e Indústria 4.0 tem alertado sobre o crescimento desta tendência. No geral, o uso de tecnologias digitais na indústria brasileira ainda é pouco explorado. Empresas de médio e até mesmo pequeno porte poderiam se beneficiar dos novos modelos de negócios e das oportunidades que essa mudança tem trazido. “Este evento é muito importante, principalmente pelo atual momento de transformação em que Brasil passa, no qual a indústria 4.0 pode ser torna um importante motor para o desenvolvimento do país”, afirma Daniel Scuzarello, diretor de portfólio da Siemens PLM, que ministrará a palestra “Indústria 4.0, presente, futuro (ou passado)?”.
“A 4ª Revolução Industrial tem transformado diferentes segmentos da indústria. No setor alimentos e bebidas, os impactos são inúmeros e profundos, o que nos coloca frente a uma nova realidade e, sobretudo, diante de novas oportunidades”, comenta Fernando Caprioli, diretor de Vendas e Serviços Técnicos da Tetra Pak.
Outras atrações especiais são Duília de Mello, astrofísica brasileira, vice-reitora da Catholic University em Washington e colaboradora da NASA Goddard Space Flight, que revela as descobertas do primeiro equipamento telescópico que visualiza galáxias mais distantes; e Ronaldo Lemos, pesquisador visitante e representante no Brasil do MIT Media Lab. Lemos aborda o varejo, o consumidor omnichannel e as tecnologias emergentes.