Foto: Victor, Thais, Guilherme e Lais integram a VegPet, marca com raízes em questões socioambientais.
A alimentação vegetariana de quatro jovens donos de cachorros e gatos foi o motivo pelo qual os tutores procuraram no mercado pet uma opção de ração que seguisse os mesmos moldes. Com dificuldades para encontrar boas indicações e uma visão empreendedora, nasceu assim a VegPet, o pet shop online mais saudável do Brasil.
A falta de opções vegetarianas no mercado aliada à pouca informação sobre as características, origem e benefícios foram os responsáveis pelo sucesso da empresa, fundada por uma equipe jovem e disposta a oferecer qualidade e diferenciais desde o produto ao atendimento.
A VegPet é controlada hoje pelos quatro fundadores apaixonados por pets e suas equipes. Victor Ramos, engenheiro de software especializado em marketing digital, que iniciou o site e coordena as relações comerciais, Thais Lage, bióloga por formação, mas com carreira bancária, comanda o setor financeiro, Guilherme Bittencourt, formado em gestão ambiental organiza o processo operacional e Lais Moraes é a diretora de marketing. Toda a equipe tem como prioridade o atendimento ao cliente, independente do cargo e função.
Com início do projeto em janeiro de 2014, não foi utilizado capital externo. Todo o crescimento e o desenvolvimento se deram através de bootstrapping – uma ferramenta de criação de sites rápida (wordpress) usada para desenvolvimentos simples e integrada ao PagSeguro – e fez a loja crescer rapidamente. Em dezembro do ano passado, com uma base superior a 200 clientes, 60 pedidos por mês e o aumento de 15% em volume de faturamento, o site migrou para uma plataforma nova, mais moderna e robusta, ampliando o mix de produtos oferecidos, respeitando os quatro pilares da saúde animal: Alimentação, Ambiente, Comportamento e Cuidados.
“O projeto já tem tração, aposta na recorrência de assinaturas e oferece produtos diferenciados, 100% vegetais, cruelty free (não testados em animais), biodegradáveis e de qualidade Super Premium. A criação e execução foi acompanhada pela mentoria de executivos e empresas experientes e agora a VegPet estima, com as operações que estão em negociação, superar o faturamento mensal de R$160 mil a partir do próximo ano”, explica Victor.
O novo passo dos empreendedores é disponibilizar a alimentação em redes de varejo físicas em parceria com a VegPet. “A ração que comercializamos hoje é a única opção 100% vegetal do Brasil e agora pretendemos levá-la também para o consumidor off-line já visando operações que contemplem estratégias Omni-Channel – integração de lojas físicas e virtuais, em um futuro próximo”, conta Lais, que acredita no sucesso de mais essa iniciativa da empresa.