A Samplify (www.samplify.com.br), plataforma de marketing B2B que distribui brindes para o consumidor em escala nacional, completou um ano e meio de operação com o registro de mais de 11 milhões de amostras e produtos entregues para o consumidor. Bauducco, Avon, Nestlé, Coca-Cola, Hershey´s, Kimberly Clark e Unilever são alguns dos clientes que já aderiram ao modelo.
A startup simplificou a forma como as empresas de bens de consumo promovem seus produtos para o consumidor final e trouxe escala para um dos formatos mais antigos de marketing: o sampling. “Nosso maior insight é que o consumidor quer experimentar as coisas antes de comprá-las e a indústria tem bastante dificuldade em satisfazer essa carência”, afirma Ernesto Villela, fundador da empresa. Ele é empreendedor reconhecido pelo mercado e pelo Instituto Endeavor pela criação e consolidação de outra empresa de bastante sucesso na área de marketing e ativação, a Enox. “Geramos inovação para uma prática bastante adotada pelo mercado e aliamos qualidade, agilidade e capilaridade”, diz.
Na Samplify, a ideia é que as pessoas possam provar produtos em fase de lançamento ou retomar o contato com marcas e itens – os chamados bens de consumo embalados ou CPG, na sigla em inglês – a fim de inseri-los em seus hábitos de compra. O resultado é refletido em aumento de vendas. O consumidor fica feliz ao receber algo gratuitamente, agregando relevância à imagem do produto e da loja que o entregou.
O principal ativo da startup é sua tecnologia. Foi desenvolvida internamente para integrar a cadeia logística das ações e dar aos clientes a possibilidade de construir orçamentos de sampling em poucos minutos e com diferentes modelos de segmentação, seja para uma cidade x, ou um público-alvo específico.
Com investimento também na criação de metodologias próprias de mensuração de resultados, a empresa consegue comprovar o aumento da intenção de compra, conversão e calcular o ROI das ações realizadas para seus clientes. O sell out do comércio no entorno das regiões onde as ativações acontecem são monitorados para comprovar o incremento em vendas. “É importante medir a eficiência do sampling, por isso direcionamos grande parte dos nossos recursos ao acompanhamento de performance”, explica Villela.
Ainda como ativo de valor e que viabiliza o core business da Samplify, está a rede parceira de mais de três mil pontos do varejo e estabelecimentos comerciais em diversos nichos: lojas de departamento, salões de beleza, academias, bares, restaurantes, lojas de brinquedo, lojas de moda infantil, lojas de grife, universidades, campos e quadras de futebol amador. É através dessa rede que a startup consegue acessar o consumidor, já que a distribuição das amostras entra de forma natural na atividade dos estabelecimentos, por meio de seus próprios colaboradores.
Além da automação da fase inicial do processo, a proposta é altamente competitiva por não envolver promotores, reduzindo o custo final e tornando-a tão atraente quanto um investimento em Adwords, por exemplo. A solução também colabora para diminuir os desperdícios na cadeia produtiva da indústria, que comumente descarta parte de sua produção por questões como overstocking e proximidade de datas de vencimento.