Novidades para promover interatividades nas vendas on-line

 

Ao mesmo tempo que o varejo é um dos segmentos que mais cresce no Brasil, foi também um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19. Os lojistas tiveram que se adaptar e se reinventar para atender os seus clientes, aumentar suas vendas e conseguir manter a saúde financeira. Nesse período de caos e instabilidade econômica, as tecnologias imersivas vêm provando cada vez mais serem úteis em tempos de distanciamento social, já que temos muitas restrições para evitar mais ainda a propagação do vírus.

Ferramentas como a de Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Mista têm feito parte da rotina de muitos lojistas para promover mais interatividade, proporcionar uma experiência inovadora e continuar lucrando. Pensando em como ajudar o setor varejista na implementação de soluções tecnológicas e auxiliar no aumento de vendas no ambiente digital, Marcos Trinca, Head de XR da More Than Real , empresa brasileira referência global no desenvolvimento de experiências e soluções de Realidade Aumentada, listou algumas dicas.

Solução versátil – Qualquer marca que quer digitalizar seu negócio e impulsionar sua imagem na internet, pode investir nas tecnologias imersivas. Além de oferecer melhor experiência para seu público, elas permitem realizar uma análise de métricas que ajuda entender o comportamento dos  usuários ao fazer uso das soluções de Realidade Aumentada (AR). Nesse caso, os lojistas têm em mãos insights sobre o consumo de seus clientes, como por exemplo, o tempo gasto experimentando o produto A em comparação ao B, entre outras informações, e isso irá auxiliar na elaboração de ações personalizadas e cada vez mais assertivas;

Interligar – Com a mudança de comportamento no consumo nos últimos dias, muitas marcas buscaram transpor seus negócios para o online não só para melhorar sua atuação, mas também para estar onde o seu público está. O mais bacana das tecnologias imersivas é que elas permitem interligar uma marca que atua no físico com o online, sem que um prejudique o outro;

Foco no público – Sabemos que os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de realizar uma compra, e a realidade aumentada e a virtual tem sido essenciais para atrair esse público. Ou seja, quanto mais inovador for a experiência oferecida pela marca, mas chances terá daquele cliente efetuar uma compra. Imagine poder visualizar de forma bem realista como ficará um carro na sua garagem, uma pintura na sua parede, um produto em seu quarto, entre outros, somente utilizando um smartphone ou computador? Isso já é possível e tem atraído cada vez mais diferentes públicos. Por isso, não fique mais de fora dessa atualidade e adeque seu negócio ao mundo digital de maneira em que ambos os lados saem no lucro.

 

Crescimento das tecnologias

DE acordo com a consultoria Advance , o mercado de tecnologia deverá crescer 10% em 2021. Para Ricardo Brandão, CEO da Sky.One , startup especializada no desenvolvimento de plataformas que automatizam e facilitam o uso da computação em nuvem, é fato que a pandemia impactou as empresas de tecnologia em níveis diferentes. “Segundo a Advance, 65% das companhias tiveram crescimento acumulado de janeiro a setembro de 2020. Contudo, 25% das organizações manifestaram retração, ou seja, menores resultados se comparado ao mesmo período de 2019. Esta amostra reflete bem a realidade do mercado brasileiro de tecnologia e sinaliza que a crise afetou mais as empresas menores, pois as de maior porte já estavam preparadas para trabalhar à distância e contavam com recursos tecnológicos mais avançados. Isto porque, em 2020, houve uma polarização, onde temos de um lado empresas que estão indo muito bem, e de outro, as que estão indo muito mal”, disse Ricardo.

De acordo com a mesma pesquisa, 34% dos empresários afirmaram que o principal crescimento ou aprendizado da pandemia foi acerca da utilização do escritório remoto e das ferramentas digitais. As empresas de pequeno porte tiveram de aprender rapidamente a trabalhar remotamente, com indicadores de desempenho, planejamento e com uma nova forma de se comunicar com colaboradores e clientes. Os empresários que tinham fluxo de caixa e receita recorrente, tiveram um impacto relativamente menor. Em contrapartida, aqueles que não tinham, precisaram arcar com custos para investir em tecnologia e reorganizar seus processos. Na área de vendas, o marketing digital e as ferramentas de redes sociais tornaram-se imprescindíveis para realizar a conexão com o cliente e realizar novas prospecções.

 

Aceleração dos processos

“A pandemia acabou acelerando um processo de transformação digital que as empresas já haviam iniciado. Era uma questão de sobrevivência para muitos setores, que tiveram que mudar seu modelo de negócios da noite para o dia. Com soluções maduras e reconhecidas pelo mercado, que vão de IA, cloud, analytics e segurança cibernética a banking, marketing digital e Indústria 4.0, o Grupo Stefanini se aproximou ainda mais dos clientes para entender como poderia auxiliar em suas necessidades. Com isso, reforçamos a nossa expertise em soluções digitais, conquistamos nosso maior contrato nos Estados Unidos e fechamos o ano com um crescimento de 20% no faturamento global”, afirma Marco Stefanini, fundador e CEO Global do Grupo Stefanini. De acordo com o executivo, o crescimento é resultado de muito trabalho e foco em seu projeto de expansão de maneira orgânica e por meio de novas aquisições.

Para Marcelo Ciasca, CEO da Stefanini Brasil,  três grandes apostas do grupo para este ano serão cibersegurança, o fortalecimento do ecossistema de marketing digital, com a unificação das ventures que atuam neste segmento, e a ampliação de ofertas direcionadas à Indústria 4.0, com foco também em sustentabilidade. “Esperamos manter o ritmo de crescimento em 2021 com novas aquisições”, reitera o executivo.

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