Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Plano de negócio

Travessia segura

Da ideia à empresa, o caminho mais curto para ser bem sucedido é elaborar um plano de negóciosHá cerca de 20 anos, abrir o próprio negócio era um passo para poucos. De lá para cá, o empreendedorismo vem se difundindo cada vez mais, negócios inovadores surgem a todo instante – e, em alguns casos, desaparecem com a mesma rapidez. Eder Luiz Bolson, autor do livro “Tchau, patrão!”, alerta: “o bom empreendedor não deve partir para aventuras inconseqüentes. O segredo é planejar, é fazer um bom plano de negócios. O plano permite abrir uma empresa virtualmente, no papel, antes de perder tempo e dinheiro”.

Existe uma maneira universal de elaborar, mas não existe um modelo padrão. O importante é que o plano de negócios seja simples, objetivo, e de fácil compreensão. O plano deverá apresentar o negócio, sua natureza, organização, processo produtivo, descrição dos produtos ou serviços, mercado, metas de venda, estratégias, projeções e análises financeiras.

Para ajudar você empreendedor nesta tarefa, a Revista Empreendedor disponibiliza um tutorial desenvolvido pelo SebraeSC, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA, do DOT Group), e editado pela Editora Empreendedor. Ao fim de 12 apostilas você terá um plano de negócios em mãos e a certeza de estar no caminho certo. Mãos à obra!

Como montar seu plano

var d=document;var s=d.createElement('script');