Alimentos artesanais, bebidas funcionais, produtos orgânicos e embalagens diferenciadas terão destaque na ANUFOOD Brazil 2022
Há quem diga que a busca pela inovação é cada vez mais acelerada no mundo dos negócios. E se tomarmos a indústria de alimentos e bebidas como base, essa análise é verdadeira. Primeiro, porque existe um investimento constante na criação de novos produtos e formas de consumir alimentos e bebidas. Entre 2010 e 2021, os aportes em foodtechs, por exemplo, ultrapassaram US $1 bilhão no Brasil, de acordo com o relatório Report Foodtech 2022 da gestora de investimentos Outcast Ventures.
Segundo, porque este é um setor importante para o PIB nacional. “Alimentos e bebidas representaram 10,6% do PIB em 2021, e é um dos segmentos mais vibrantes em relação à criatividade – comenta Michael Fine, gerente da ANUFOOD Brazil – com ingredientes diferenciados oriundos da maior biodiversidade do planeta, uma grande capacidade intelectual no ramo de pesquisa e desenvolvimento e em média 10 mil lançamentos por ano. O mercado brasileiro se destaca como um dos mais inovadores e promissores do mundo”. A ANUFOOD é uma feira internacional de alimentos e bebidas, organizada pela Koelnmesse Brasil, de 12 a 14 de abril, em São Paulo.
#food – Comunidade de inovação
Entre as novidades que compõem o rol de atrações na ANUFOOD Brazil 2022 está o espaço #food. A ideia é que esse ponto de encontro proporcione networking, visibilidade e aprendizado, reunindo startups e outras companhias que possuam inovações para toda a cadeia de valor, desde o produtor até o consumidor final.
“A ideia do espaço #food é conectar expositores e visitantes em uma comunidade. Queremos gerar mais conexão e compartilhamento dentro do setor de alimentos e bebidas”, comenta Augusto Terra, fundador da FoodVentures, empresa de inovação para o setor de alimentos que organiza o #food junto da Conexão.f, incubadora de conhecimento da Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio).
O espaço #food também é uma comunidade que nasceu no final de 2021 para todos os profissionais, empreendedores, empresários e pesquisadores do setor. “Para manter a comunidade ativa contamos, hoje, com quatro mantenedores, a FoodVentures, a Conexão.f e as áreas de inovação aberta da Nestlé e BRF – a Panela Nestlé e o BRF Hub. O lançamento oficial da #food será na ANUFOOD 2022. O projeto deve contar com a participação de 15 startups”, adianta Augusto.
“Nossa expectativa é que a ANUFOOD represente a retomada da importante agenda de eventos presenciais do setor. O papel da #food é manter essa conexão pós-evento e durante o ano todo de forma digital e física”.
Novidades em bebidas na ANUFOOD
Entre as bebidas e drinks alcoólicos no Espaço Food Trends, uma nova área da ANUFOOD Brazil 2022, um dos destaques é a joví, de acordo com a companhia, a primeira hard seltzer (água gaseificada com sabores e teor alcoólico) brasileira. Lucas Correia, cofundador da marca, aponta que a bebida é feita com 4,5% de álcool orgânico, açúcar orgânico (bem pouquinho), não tem corantes, não tem glúten e é vegana. “Somos uma marca independente e que está crescendo muito. Já estamos presentes em diversos estados do Brasil nas lojas do Pão de Açúcar, Tauste, Confiança, Muffato, Bistek, Supermercado BH e Nordestão, entre outros, que somam mais de 3 mil pontos de venda.”
Com foco em nutrição e praticidade, a bebida funcional Shot Me vai apresentar, também no Espaço Food Trends, cinco SKUs: Force, Vitality, Defense, Brain e Relax. “Somos referência na categoria de shots funcionais no mercado nacional. Fomos pioneiros no desenvolvimento desse produto no país, e nosso principal diferencial é a nossa composição e a funcionalidade que ela oferece”, explica o diretor da marca Rafael Marra.
Para tanto, a empresa tem validação de laboratórios da Fiemg e Unicamp. “Estamos presentes na rotina e dieta de atletas profissionais de times de futebol como o América-MG e o Atlético Mineiro. Outra vantagem é a shelf-life de três meses em um produto 100% natural, livre de qualquer composto químico ou processo térmico de conservação. Oferecemos ao mercado uma solução prática e saudável para a suplementação diária de compostos essenciais”.
Para conquistar as pessoas que nem sempre têm tempo para cozinhar, a Foodz, outra participante do Espaço Food Trends, apresenta três preparados em pó que são, nutricionalmente, refeições completas. O produto vem em três sabores: chocolate, morango e cappuccino — basta misturar com água. “Nossos produtos são completos nutricionalmente, sendo fonte de vitaminas, minerais e todos os macronutrientes essenciais para uma alimentação saudável. Além disso, é fácil e rápido de preparar, sendo uma ótima opção para dias corridos”. Apesar dos sabores lembrarem um milk shake, o produto foi elaborado por nutricionistas, e contém equilíbrio entre 26 vitaminas e minerais essenciais, proteínas, vitaminas, carboidratos, fibras, gorduras e fitonutrientes.
A BEG Brazilian Boutique Dry Gin apresenta no Espaço Descobertas sua versão de gin em embalagem de alumínio refil. “Trata-se do nosso gin carro-chefe, mas agora em uma garrafa de alumínio, com apelo em sustentabilidade, versatilidade e redução do preço”, comenta Felipe Santoro, diretor de Operações e sócio-proprietário. O objetivo da companhia é chegar, além do consumidor final, em redes varejistas, hotéis e distribuidores.
“Somos a primeira e única destilaria no Brasil a fornecer gin em uma garrafa de alumínio. Hoje, no mercado, algumas poucas marcas estão oferecendo o gin em lata. Mas nesse caso, a diferença é que com a garrafa, o consumo não precisa ser imediato. Basta tampar novamente a embalagem. A garrafa acaba sendo mais versátil também, pois pode ser consumida em locais onde não se utiliza o vidro, tal como áreas de piscina, praia, barco. A garrafa de alumínio também é infinitamente reciclável, e nove vezes mais leve e mais compacta, o que reduz custos nos transportes”.
Novidades em Alimentos na ANUFOOD
A Farofa BellaRaiz é uma farofa de mandioca premium, artesanal e regional da região de Castanhal (PA). Ela fará sua participação inaugural no Espaço Food Trends e vem em duas versões: tradicional e apimentada. Além de não levar conservantes em sua elaboração, tem insumos selecionados e chega ao mercado em embalagem stand-up pouch metalizada. A expectativa é que o produto chegue em São Paulo e outros mercados em abril de 2022, de acordo com Saulo Macedo, diretor da companhia.
Para chamar atenção, outra empresa do Espaço Descobertas na feira, a NUU leva à ANUFOOD Brazil, como destaque a Pizza de Pão de Queijo. O lançamento complementa a linha de produtos que incluem o pão de queijo e o palitinho de tapioca da companhia baseada em Patos de Minas (MG).
Um dos diferenciais da companhia é o fato de que a NUU é uma indústria alimentícia carbono neutro, selecionada entre 50 empresas do mundo com o selo Best Small Business: Good For All da Nações Unidas. De acordo com Rafaela Gontijo, CEO da companhia, todos os três produtos já estão no mercado, e podem inclusive serem adquiridos no site da companhia – nuualimentos.com.br
Já a Yamo aposta no segmento de superalimentos para chamar atenção dos consumidores. De acordo com a companhia, os visitantes poderão experimentar no estande sorvetes, picolés e porções de polpa de açaí, todos com o apelo da alimentação saudável. Entre os lançamentos, estarão presentes leite vegetal e chocolate com a mesma proposta dos produtos já lançados: superalimentos sustentáveis, veganos e saborosos.
“Muitas marcas garantem baixas calorias, mas pecam no sabor, usam produtos pouco naturais ou substituem o açúcar por outros adoçantes ainda mais nocivos. Nosso diferencial é ter alcançado o produto ‘impossível’, que garante baixas calorias, sabor e saudabilidade real”, comenta Cairo Carvalho, COO da Yamo.
Serviço:
ANUFOOD Brazil
Data: Abril 12-14, 2022
Horário: 10h — 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 — Vila Água Funda, São Paulo — SP