Amigas, elas apostaram em um negócio para aliviar as “dores” das mães

Estefania Furtado Oliveira e Aline Becker fundaram a Verdi Natural, com foco em cosméticos 100% naturais para bebês, crianças e gestantes

Quando o assunto é empreendedorismo feminino no Brasil, a maternidade é o ponto de partida para sete de cada dez mulheres que decidem abrir o próprio negócio, segundo estudo feito pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME), que ouviu mais de 3.300 mulheres em todo o País.
Segundo os dados, essas mamães buscam mais que apenas se manterem profissionalmente ativas. Querem estar em um ambiente onde se sintam acolhidas, valorizadas e sobretudo querem trabalhar com algo ligado aos seus propósitos.
Foi o que aconteceu com a até então advogada Estefania Furtado Oliveira e Aline Becker (foto em destaque), publicitária e dona da própria agência até aquele momento.

As duas já eram amigas quando engravidaram e se tornaram mães. A partir daí, unidas por um propósito e enxergando em uma dificuldade do dia a dia (a de encontrar produtos naturais de cuidado e higiene para seus filhos) uma oportunidade, deixaram suas posições consolidadas em suas respectivas carreiras para montar a Verdi Natural, empresa com sede em Brusque (SC), com foco em cosméticos 100% naturais para bebês, crianças e gestantes.

Do início das operações, em 2019 (quando a empresa funcionava nos fundos da agência de publicidade de Aline) até agora, a empresa tem visto seu faturamento saltar ano a ano. Hoje, com 10 funcionários, a empresa está expandindo seu portifólio e projeta faturar mais de 230% se comparado com 2022, quando alcançou mais de R$ 2 milhões em receita.

A forte exposição ao e-commerce e uma presença ativa nas redes sociais, o que resulta em proximidade com o público consumidor e concomitante entendimento das suas demandas, tem sido uma das bases que vem sustentando o crescimento de mercado da Verdi, afirmam as sócias. “Desde o início tivemos clareza de como iríamos nos relacionar com essas mães. E as redes sociais pareceram um caminho óbvio”, detalha Aline Becker. As sócias são presença constante nas lives e publicações que a Verdi faz em seus perfis nas redes, e investem em interação e impulsionamentos para atingir mais mães.

Estefânia conta que esse diálogo também serve de termômetro para entender sazonalidades de demanda e até confirmar ou levantar novas hipóteses para produtos. Um dos primeiros produtos que lançaram nasceu de uma necessidade compartilhada pelas sócias e que foi abraçado pelas mães. “Sempre que minha filha ficava resfriada eu usava um sabonete líquido que serve como vapor de banho. Era importado, caro e principalmente não era natural”, conta Estefânia.

A partir dessa necessidade as sócias investiram no desenvolvimento de um sabonete líquido 100% natural, à base de menta, que foi um dos primeiros produtos a serem lançados e que se mantém no topo da lista de mais vendidos da empresa. “Fomos a primeira empresa brasileira a oferecer uma alternativa natural, mais acessível e que promove o conforto dos bebês em episódios de desconforto respiratório”, completa Aline.

Além de um plano comercial bem desenhado, fatores macroeconômicos também sopram em favor da Verdi Natural. O mercado de cosméticos naturais vive uma curva de crescimento no País, sobretudo pela crescente preocupação com a qualidade de vida, que aquece a demanda por cosméticos naturais. Dados do Euromonitor indicam que entre 2020 e 2022 o setor cresceu duas vezes mais que o de cosméticos tradicionais. Outro estudo, feito pela consultoria Factor Kline, prevê que até 2025 o segmento acumule R$17 bilhões em receitas. Um salto de 70% em relação a 2020.

Hoje, com portfólio completo de produtos para cuidado e higiene, incluindo uma linha que auxilia tratamentos de gripes e resfriados e outra que promove mais conforto ao sono do bebê, a empresa está lançando uma linha probiótica que auxilia no tratamento e prevenção da dermatite atópica. A empresa não revela valores, mas emprega 10% de suas receitas em desenvolvimento de novos produtos anualmente.

Sobre a Verdi Natural
Fundada em Santa Catarina em 2019, diferencia-se no mercado brasileiro pela produção de cosméticos 100% naturais e saudáveis para toda a família, especialmente para as crianças. Com objetivo de entregar mais do que cosméticos, a marca busca oferecer produtos desenvolvidos com matéria prima natural de alta qualidade, livres de ingredientes sintéticos e tóxicos, colaborando para a saúde das crianças desde o primeiro momento de vida. São mais de 26 cosméticos naturais, livres de fragrâncias, corantes, parabenos e sulfatos, totalmente veganos, além do protetor solar físico que leva em sua composição cera de abelha. Todos os produtos possuem embalagens 100% recicláveis.

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