Quando o assunto é a carreira, os profissionais da geração X demonstram grande afinidade e interesse pelos sites e redes sociais. São por estes meios, principalmente, que eles fazem suas pesquisas e se informam sobre suas carreiras.
De acordo com uma pesquisa da Michael Page, 39% dos profissionais na faixa etária dos 36 a 46 anos responderam que as redes sociais são o principal meio utilizado para se informar sobre a carreira. Outros 39% disseram o mesmo sobre os sites da internet.
As pessoas da geração X são aquelas que, segundo alguns estudiosos, nasceram entre 1965 e 1981 e que, portanto, teriam hoje, de 31 a 47 anos. O estudo mostrou ainda que, para aqueles que têm entre 31 e 35 anos, os sites são a principal opção, com 33% das citações. Na sequência, com 31% dos votos, vieram as redes sociais.
A escolha pelos sites e redes acontece, sobretudo, por conta da agilidade desses canais, segundo avalia o diretor de marketing do Grupo Michael Page para a América Latina, Sérgio Sabino. Depois das redes sociais e dos sites em geral, a terceira opção mais votada foram as revistas.
Participação das mídias
Entre os entrevistados com 36 a 40 anos, 15% utilizam as revistas como principal mídia para se informar sobre sua carreira. Outros 7% fazem suas pesquisas, sobretudo, nos jornais. Já entre os que têm de 31 a 35 anos, 24% recorrem principalmente às revistas, 7% aos jornais, 3% à TV e 2% ao rádio.
Entre os mais jovens, as redes sociais e sites também se destacam, veja:
Quais mídias você utiliza para se informar? | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Faixa | Redes Sociais | Sites | Revistas | Jornais | TV | Rádio | Outros |
18 a 25 anos | 31% | 32% | 21% | 8% | 6% | 2% | – |
26 a 30 anos | 33% | 32% | 16% | 9% | 6% | 3% | 1% |
31 a 35 anos | 31% | 33% | 24% | 7% | 3% | 2% | – |
36 a 40 anos | 39% | 39% | 15% | 7% | – | – | – |
41 a 45 anos | 24% | 24% | 14% | 19% | 9% | 5% | 5% |
Fonte: Michael Page |