Ex-militar do Exército cria rede de lavanderias com faturamento de R$ 12 milhões

Depois de encerrar sua carreira como militar, João Márcio Moreira decidiu empreender. Desta decisão nasceu a BonaSecco, sistema conjugado de lavanderia com ponto de coleta, um negócio com 27 unidades e com previsão de faturar R$ 16 milhões em 2017, como conta Moreira neste depoimento enviado pelo canal colaborativo Eu, Empreendedor:

Após terminar minha carreira no exército, o desejo de empreender me motivou a pesquisar e encontrar um modelo de negócio com o qual me identificasse e com perspectivas de crescimento no país, foi então que fundei a BonaSecco, rede de lavanderias que utiliza tecnologia italiana em suas lavagens e hoje conta com 27 unidades no país, que faturou R$ 12 milhões em 2016 e a previsão é de R$ 16 milhões até dezembro.

Meu primeiro contato com o empreendedorismo começou na infância, na fazenda da minha família no interior de Minas Gerais. Meu pai era um pequeno agricultor, então desde pequeno aprendi muitas coisas relacionadas ao cotidiano de um negócio. Aos 12 anos de idade, entrei para o colégio militar e posteriormente ingressei no Exército, desempenhando atividades militares com a prática e o emprego da alta administração pública.

Durante os anos em que atuei no Exército, desenvolvi mecanismos de gerenciamento que contribuíram para a minha experiência no empreendedorismo e foram decisivas no momento de abrir um negócio, como a atuação com gestão de risco, análise de custos operacionais, contenção de recursos, gestão de qualidade e desenvolvimento de projetos.

A trajetória na instituição contribuiu para o meu desenvolvimento. E o perfil proativo e inovador me levou a implantar o primeiro sistema conjugado de lavanderia no país, que compreende a instalação de uma loja completa e um ponto de coleta de roupas, introduzido posteriormente na maioria das lavanderias do segmento. Com um modelo de lavagem, que utiliza os processos a seco e com água, a depender do material, a rede realiza a limpeza dos mais variados tipos de roupas e outros itens como tapetes, cortinas, pelúcias, tênis, entre outros.

A experiência de um intercâmbio no exterior me despertou o interesse pelo setor de lavanderias, procurei por um segmento com grande potencial de crescimento, porém que exigisse baixo investimento e oferecesse poucos riscos. Em uma pesquisa que realizei, identifiquei que esse mercado estava em ascensão no mundo, porém os padrões de qualidade das empresas no Brasil estavam muito distantes dos de outros países. Fundei a BonaSecco inspirada nos modelos de lavanderias da Europa (lavagem à seco) e dos Estados Unidos (com a utilização de água).

A estruturação do modelo de negócio levou cerca de dois anos e o investimento inicial foi de R$ 300 mil. Eu utilizei os recursos de uma poupança que economizei durante muito tempo, além dos valores arrecadados com a venda de três caminhões.

A primeira loja da marca foi fundada em Brasília, em 2003, porém a empresa se tornou franqueadora somente em 2009, após um processo de formatação de franquia, que levou cerca de dois anos. A rede oferece quatro modelos de Lojas, com investimentos iniciais que variam de R$ 49 mil (Ponto de Coleta) a R$ 254 mil (Loja Tipo A). A instalação do Ponto de Coleta depende da implantação prévia de um dos modelos de lojas oferecidos pela rede (A.B e C). Atualmente a rede conta com 27 unidades e prevê chegar a 35 lojas até o final de 2017.

 

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