Produtos de limpeza, higiene, mercearia e bebidas alcoólicas e não alcoólicas são os preferidos no mercado digital e impulsionam pedidos
O comércio varejista vem se digitalizando de modo gradual. Um levantamento feito pela STANDOUT, empresa referência em inteligência em trade marketing digital, com base nos seus mais de 300 e-commerces parceiros, aponta um crescimento de 43% de audiência entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período de 2023 no segmento de supermercadistas e atacarejos que possuem e-commerce, como por exemplo Extra, Pão de Açúcar, SuperNosso, Tenda Atacado, Pague Menos, Atacadão entre outros. Além disso, a martech viu os seus parceiros deste mesmo segmento triplicarem nos últimos 12 meses.
Este aumento do número de shoppers pressiona ainda mais a necessidade do varejo alimentar de implementar, em sua estratégia, o omnichannel, como comenta Andrea Miranda, cofundadora e CEO da STANDOUT: “O shopper de hoje é ávido por informação aonde quer que esteja, seja no mundo físico ou digital. O e-commerce que não falar o idioma do conteúdo e omnicanalidade, corre o sério risco de não conseguir se comunicar com seu cliente”.
Os segmentos de limpeza e higiene, mercearia e bebidas alcoólicas e não alcoólicas são os preferidos no mercado digital e são um dos principais vetores deste aumento da audiência. Segundo a 47ª edição do relatório Webshoppers, realizado pela NielsenIQ Ebit, entre os anos de 2021 e 2022, a categoria de alimentos e bebidas registrou um crescimento de 82,8% em relação ao número total de pedidos. Enquanto perfumaria e cosméticos tiveram um aumento de 22,5% e saúde 16,9%.
A partir disso, como o varejo alimentício, que engloba supermercados e atacarejos, pode acelerar ainda mais as suas vendas no digital? Andrea destaca dois pontos importantes: investir em estratégias mobile, já que 62,8% dos brasileiros, segundo o relatório da NielsenIQ Ebit, fazem compras através de seus smartphones e aplicar o trade marketing digital, uma prática indispensável para atrair a atenção do shopper, impulsionar as vendas e ter um bom relacionamento com ele.
“O trade marketing digital abrange toda informação, em seus vários formatos, e a precisão em se comunicar com o cliente nesta “última milha”. É estar ao lado do shopper ajudando-o na decisão de encontrar o produto mais aderente às suas necessidades para colocar no carrinho. O uso da tecnologia para colocar em prática todas essas estratégias de trade marketing digital, é extremamente poderoso e eficaz, tanto para as marcas quanto para o varejo impulsionarem as vendas do comércio digital, e ao mesmo tempo ter presença e ativação com o cliente”, finaliza a CEO da Standout.
Com 350 clientes, entre eles grandes nomes como: Coca-Cola, Kimberly Clark, Vedacit, Kellog´s, Ferrero, Groupe SEB, Reckitt, Abbott e Eurofarma e com mais de 300 grandes comércios digitais com potencial para intensificar as vendas, a STANDOUT é proprietária de uma solução que permite a criação, edição e publicação de vitrines digitais, bem como da distribuição automática, em layout responsivo, e em tempo real dos mesmos nos e-commerces. Além de entregar as informações úteis sobre os benefícios e diferenciais dos produtos conforme as necessidades das indústrias, a STANDOUT coleta e fornece uma série de informações do que está acontecendo com a vitrine dentro dos varejos digitais para as indústrias/marcas, o que é decisivo para futuras estratégias.