Sem parar

A gestão de diferentes marcas com a garantia de que cada uma delas tenha um posicionamento definido e portfólios de produtos complementares fazem com que o Grupo Multi Holding seja um dos grandes destaques no mercado educacional do Brasil. Entre escolas de idiomas, de informática, profissionalizantes e de reforço escolar, a companhia é atualmente dona de dez marcas distintas, número que a consolidou como uma das maiores franqueadoras no setor de educação no mundo. Atualmente, a empresa conta com mais de 3 mil escolas franqueadas, gera mais de 45 mil empregos e atende mais de 1 milhão de alunos.

Sem nem imaginar, a própria casa do presidente Carlos Wizard Martins, fundador da rede que leva seu sobrenome, foi o ponto de partida para a impulsão da trajetória de sucesso do grupo. Foi lá que, depois do expediente no ano de 1987, o então funcionário de uma multinacional aproveitou a fluência e metodologia em inglês, adquirida após se formar na Universidade Brigham Young (EUA), para começar a dar aulas de inglês a um colega de trabalho.

“O número de interessados foi aumentando e decidi abrir a primeira escola Wizard, em Campinas (SP). Com o sucesso dos cursos, a estratégia inicial foi expandir o sistema de ensino através do modelo de franquia”, relembra o empresário. A iniciativa trouxe retorno positivo. Pouco a pouco, o reconhecimento do inovador método era divulgado, as matrículas aumentavam e o número de franquias da rede crescia. Em 1991, já eram 100 unidades em todo o Brasil. Atualmente, são mais de 1,3 mil escolas, posicionando a Wizard Idiomas como líder no segmento de ensino de idiomas. Com a consolidação da marca, Martins então quis ir mais longe.

A transformação do negócio em um grupo de ensino foi a opção encontrada para manter a liderança no mercado de ensino de idiomas e conquistar a mesma posição no setor de ensino profissionalizante, mercados que atualmente crescem entre 20% e 25% ao ano no Brasil. Aproveitando o cenário de oportunidade, Martins conta que percebeu que era o momento de se consolidar. “Caso contrário, grupos estrangeiros aproveitariam e poderíamos ficar em uma condição vulnerável”, avalia.

Buscando atingir essa meta, gradualmente foram sendo criadas ou adquiridas as outras marcas que hoje compõem a holding: Alps, Planet, Skill, People, SOS Computadores, Microlins, Bit Company, Quatrum e Smartz. No desafio de administrar empresas diferentes e concorrentes, Martins afirma que o grupo busca manter ao máximo a identidade, imagem, cultura e metodologia de cada uma. Para ele, esse diferencial é essencial para o sucesso e a perpetuação de cada unidade de negócios. Assim, enquanto as escolas da marca Alps, adquirida em 2011, são focadas no atendimento ao público que necessita falar inglês de forma rápida, as da Skill, negociada em 2007, têm como princípio básico a excelência educacional no ensino de idiomas e a formação cultural, social e profissional dos seus alunos.

Os amplos mercados em que o grupo atua são outros motivos apontados pelo executivo como primordiais para alcançar a liderança nos negócios. “Estima-se que apenas 2% da população brasileira efetivamente fala inglês. Mas os universitários já perceberam que atualmente em um cenário globalizado dominar um segundo idioma é essencial para uma carreira de sucesso. Já os cursos profissionalizantes são uma forma rápida e viável para que o jovem ou até mesmo o adulto possa conquistar seu espaço no mercado de trabalho. No entanto, eu não diria que substituem a graduação. Creio que são propostas diferentes para interesses e públicos distintos.”

Aumento da renda

Para este ano, a expectativa do presidente é manter o nível de crescimento tanto em faturamento quanto em número de escolas. Uma das justificativas consiste no aumento da renda da população, que faz com que os indivíduos possam suprir suas necessidades básicas de consumo, como vestuário e alimentação, e tenham uma parte do orçamento destinada para investir em sua formação. “Acredito que a evolução das escolas do Grupo Multi em todo o Brasil é um reflexo do aumento dessa procura”, destaca.

Sua principal aposta, no entanto, é o setor de microfranquia. No ano passado, a multinacional lançou a rede Smartz, especializada no reforço escolar do ensino de português e matemática. Hoje, já são 55 unidades franqueadas em vários estados do Brasil, modelo que atende também aos interesses do pequeno investidor, já que com R$ 5 mil é possível instalar sua unidade de ensino.

Para que sua história sirva de inspiração a outros empreendedores, Carlos Wizard Martins lançou recentemente o livro Desperte o milionário que há em você, que apresenta as sete chaves da prosperidade e descreve um passo a passo de como o indivíduo pode transformar um projeto comercial em um empreendimento bem-sucedido. “Certamente, formar um time de profissionais talentosos é um passo essencial, pois ninguém jamais fez algo grande sozinho. Todos os que venceram se uniram a mentes brilhantes e profissionais qualificados que fizeram parte do projeto e transformaram um sonho individual em um sonho coletivo.’’

Grupo Multiholding

Idiomas
Wizard – Criada em 1987
Skill – Adquirida em 2007. Atualmente, é a segunda maior rede do grupo, com 300 escolas no Brasil
Alps – Criada em 2001. Focada em atender um público que necessita falar inglês de uma forma urgente
Quatrum – Adquirida em 2010. Foco em ensino de inglês para o público infantil
Yázigi – Adquirida em 2010

Ensino profissionalizante
People – Adquirida em 2008. Rede de informática pioneira na educação profissional e tecnológica
SOS Computadores – Adquirida em 2010
Microlins – Adquirida em 2010
Bit Company – Adquirida em 2010

Reforço escolar
Smartz – Criada em 2011. Complemento escolar em português e matemática

Ensino no exterior
O Grupo Multi tem hoje 50 escolas de inglês no exterior, em oito países da América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia.

Facebook
Twitter
LinkedIn