Empresa aproveitou a pandemia para criar eventos diferenciados de vendas virtuais para lojas e marcas de todos os segmentos
Quando o comércio começou a fechar as portas no começo da pandemia em 2020, a Monique Lima, CEO e cofundadora da Mimo, começou a pensar em como as empresas manteriam as vendas e os empregos naquela loucura. Ela teve a ideia de fazer vendas por lives e estudou como isso funcionava (e bombava!) no mercado chinês. Algumas semanas depois do primeiro insight, ela conversou com Etienne Du Jardin para cuidar da parte de tecnologia e produto e começaram a trabalhar juntas na construção da empresa. Etienne virou cofundadora e CPO da Mimo Live Sales, responsável pela área de produto e inovação da startup.
“Definimos nossa missão, que é democratizar a tecnologia de live commerce no Brasil, e sabíamos que isso só seria possível tropicalizando a tecnologia que ainda não tinha chegado na América Latina, construindo toda experiência pautada para nosso mercado”, conta Etienne.
Vieram os desafios, já que o trabalho em casa no meio de uma pandemia global, não tem muito a ver com o conceito real de home office. “O fato de termos nascido 100% digitais ajudou nesse processo e na criação da nossa cultura. Para terem ideia, eu e a Monique somente nos conhecemos pessoalmente depois da nossa sociedade estar firmada, alguns meses depois da primeira conversa on-line”, relata.
Só que mesmo iniciando tudo no digital, logo se alinharam e queriam uma gestão empática com foco na saúde mental e acolhimento dos colaboradores. “O que estávamos vivendo era difícil para todas as pessoas. O fato de eu já atuar em home office mesmo antes da pandemia, com um fluxo bem estabelecido como legado de outras empresas que fundei, deixou mais fácil a organização nosso principal ativo, as pessoas, para o desafio de colocar uma nova tecnologia de pé”, disse ela.
90 lives realizadas em menos de um ano
Já foram realizadas mais de 90 lives, de diversos setores, com grandes marcas como Johnson e Johnson, Imaginarium, Ri-Happy, Loccitane e Grey Goose, entre tantas outras. Hoje são mais de 700 clientes cadastrados na Mimo para realizarem suas lives. Para cada cliente, a Mimo cuida desde a roteirização, cadastro de produtos na ferramenta, oferece dicas para obter uma live de sucesso e, na contrapartida, fica com um percentual da participação das vendas.
E para ganhar em escala, a empresa lançou a plataforma Whitelabel Plug and Play, onde qualquer marca poderá assinar nossos planos mensais e realizar a experiência de live commerce customizada dentro do seu site, através da tecnologia Mimo Live Sales. Outra novidade é a Jornada Seller, onde clientes que não tem site ou ecommerce, poderão fazer suas lives no Shopping de Live Commerce Mimo, fazendo quantas lives quiserem e de forma autônoma e fácil, basta um celular para começar.
O que vai ficar
A startup teve uma aceleração digital muito grande no último ano no Brasil. Muitas pessoas compraram digitalmente pela primeira vez e dificilmente abandonarão a comodidade de receber as compras na porta de casa. É uma nova realidade no comportamento de consumo. Além disso, o live commerce é o mais pessoal que o digital pode ser. As pessoas podem receber um atendimento personalizado e tirar suas dúvidas do conforto da sua casa, como se estivessem na loja. Podem falar no chat com outras pessoas e os vendedores da loja, colocar suas compras no carrinho e finalizar a compra sem perder nada da live e do conteúdo oferecido pela marca, tudo em uma experiência na mesma tela.
Para Monique, o Brasil tem um grande potencial de expansão desse tipo de modalidade de venda mesmo após a pandemia. “Mesmo com a flexibilização e lojas começando a abrir, a nossa demanda só aumenta, o que prova que o Live Commerce veio para ficar. Para a marca é um canal adicional para escalar suas vendas e para o consumidor é uma maneira de comprar como se estivesse dentro da loja só que do conforto da sua casa.”
Sobre a Mimo – Criada em junho de 2020, a startup Mimo Live Sales é uma plataforma digital que promove o live commerce unindo vendas, interação e entretenimento on-line e em tempo real com o consumidor. A empresa, cujo nome significa “Make Incredible Moments Online” em inglês, é pioneira na América Latina e, com apenas um ano de operação já possui uma lista de investidores de renome incluindo o publicitário Nizan Guanaes, a apresentadora Sabrina Sato, os experts mundiais em live commerce Mark e Zoe Yuan, Camila Salek da Vimer, entre outras personalidades do mercado publicitário, de finanças, Big Data e marketing de influência. www.mimo.com.br