Líder na produção e comercialização de pneus, empresa utiliza a solução da Progic para melhorar comunicação com mais de 3 mil colaboradores
Quanto maior a equipe, mais complexo é o desafio de comunicação interna. E foi pensando em melhorar o diálogo com seus funcionários que a Michelin, empresa líder na produção e comercialização de pneus, fechou uma parceria com a Progic, empresa líder em TV Corporativa no Brasil. A partir do uso dessa tecnologia, a companhia espalhou a maior parte das suas telas nos restaurantes, áreas de convivência e entradas das fábricas para que a comunicação chegasse de maneira certeira aos seus colaboradores.
“Antes das telas da Progic, nós utilizávamos muitos quadros de avisos, cerca de 40, e era um desafio enorme para o setor de comunicação mantê-los atualizados. Toda hora tinha alguma informação desatualizada, então nós vimos que era necessário ter outros canais de comunicação aqui na empresa”, conta Bruno Pietoso, Gerente de Comunicação Interna da Michelin.
Uma solução robusta, como é a TV Corporativa da Progic, foi a escolhida para solucionar o problema. “A Michelin é uma grande empresa que conta com mais de três mil funcionários espalhados no Brasil. Com isso, os processos comunicacionais são bem mais desafiadores e abrangentes, por meio da TV Corporativa, nós conseguimos ajudá-los a se comunicarem de maneira certeira com seus colaboradores”, enfatiza Igor Vazzoler, fundador e CEO da Progic.
O gerente de Comunicação Interna da Michelin conta que a adesão dos funcionários foi bem natural, sem a necessidade de nenhum tipo de ação específica para estimular a participação dos colaboradores na TV Corporativa. “O público operacional gostou muito da implementação das telas. Eles entenderam que é um canal feito para eles. Realizamos pesquisas e, por meio delas, percebemos que os colaboradores têm se identificado com o formato desta comunicação. A resposta foi muito positiva”, garante o executivo.
Um dos recursos utilizados é o QR Code, seja para facilitar a coleta de respostas dos colaboradores, estimular o engajamento em campanhas ou para realizar uma estratégia de crossmedia entre os canais internos. Bruno Pietoso salienta que este recurso da plataforma Progic facilitou muitos processos comunicacionais da empresa. “Hoje o QR Code é utilizado em determinadas ações que precisam da participação do colaborador, como, por exemplo, a escolha de um novo benefício por meio de um formulário on-line que o funcionário acessa pelo QR Code. Foi uma inovação muito significativa para a empresa”, destaca Pietoso.
E como uma empresa que busca sempre inovação, a companhia já está planejando os próximos passos para a digitalização completa da comunicação. “Queremos acabar de vez com o papel, substituindo os dois últimos quadros de avisos por um mural digital, como estamos chamando, onde teremos a solução da Progic em um totem com seis telas, colocando ali as principais comunicações da empresa”, finaliza Bruno.