Healthtech reconheceu pessoas e empresas que estão inovando e promovendo iniciativas focadas no bem-estar dos colaboradores. A Vivo (foto) ficou com o primeiro lugar na categoria Melhor Projeto de Saúce Mental. Crédito da Imagem: P7 Filmes
A Vittude, referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas, lançou uma premiação para homenagear e dar visibilidade a pessoas e empresas que estão inovando e obtendo resultados significativos na gestão de saúde mental corporativa. O anúncio dos ganhadores da primeira edição do Vittude Awards foi realizado na noite do dia 10 de outubro, data em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, em uma cerimônia festiva, que contou com a presença de executivos de mais de 50 grandes empresas atuantes no Brasil.
A premiação, que é a primeira do Brasil no setor, reconhece as empresas e pessoas que estão na vanguarda da saúde mental do país. Além disso, o evento serve de inspiração para que outras empresas possam descobrir estratégias que têm apresentado resultado e tendências sobre o tema para aplicar no seu dia a dia.
“O Vittude Awards é a materialização de um sonho. Quando fundei a Vittude, em 2016, após ter dificuldades para tratar um quadro de depressão, tinha um desejo genuíno de ajudar outras pessoas a chegarem com mais facilidade ao consultório de um psicólogo. Com o desenvolvimento e amadurecimento da empresa, fui descobrindo no universo corporativo e com as pessoas que lá estão, que eu poderia ter aliados para ajudar a levar nossa missão de democratizar o acesso a serviços de saúde mental um pouco mais longe. Nos últimos 4 anos conversei com aproximadamente 2500 empresas brasileiras e consegui compreender que temos, em nosso país, organizações com níveis de maturidade muito diferentes quando o assunto é saúde mental. A grande maioria ainda negligencia a pauta, mas também tive a oportunidade de conhecer projetos inspiradores e que de fato mudam o desfecho da saúde das pessoas colaboradoras para melhor. Olhando para tudo que tínhamos aprendido até aqui, ficou claro que precisávamos dar visibilidade a quem estava colocando saúde mental na estratégia, promovendo grandes transformações culturais e até mesmo se reinventando enquanto corporação. O Vittude Awards nasce para não apenas homenagear quem está de fato fazendo a diferença, como para inspirar e convidar outras pessoas a se juntarem a um sonho ainda maior: retirar o Brasil dos rankings de adoecimento mental. A incidência de transtornos mentais tem aumentado em número de casos e gravidade, com muitas pessoas chegando ao ponto de tirar a própria vida. Não dá mais para aceitar isso, está insustentável. Para nós saúde mental é inegociável e precisamos de mais pessoas sonhando junto para termos uma nova realidade”, compartilha Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude.
A seguir, estão os vencedores das 7 categorias abertas para inscrição:
CEO INSPIRAÇÃO: Cristina Palmaka, Presidente da SAP para América Latina e Caribe
CHRO DO ANO: Michele Salles, Diretora de Diversidade, equidade, inclusão e Saúde Mental América do Sul na Ambev
EMBAIXADOR DE SAÚDE MENTAL: Bruna Fesneda , Consultora de Bem-estar da BASF SA
MELHOR GESTOR DE SAÚDE CORPORATIVA: Renata Simioni, Diretora de Jornada do Colaborador do Grupo Boticário
EMPRESA REVELAÇÃO: ArcTouch
MELHOR PROJETO DE SAÚDE MENTAL: Vivo
EMPRESA REFERÊNCIA EM SAÚDE MENTAL: Grupo Boticário
Também foram homenageados o Instituto Cactus, pela contribuição relevante oferecida para a sociedade com a criação do Panorama de Saúde Mental do Brasileiro; o psicólogo Giovane Oliveira, pela sua brilhante atuação clínica; e a publicitária e romancista Tati Bernardi, como influenciadora digital e apoiadora das discussões sobre saúde mental.