Unicórnio é um cavalo mitológico, grande, lindo, de cor branca e que tem apenas um chifre. Um mito, sem dúvida. Com a imagem desse mito, muitos integrantes do mercado dizem que é um verdadeiro unicórnio encontrar uma empresa nascente, uma startup, que em pouco tempo de vida já consiga um valor de mercado superior a US$ 1 bilhão.
No entanto, algumas dessas empresas não são mito, não são unicórnios. Existem sim e em números crescentes principalmente nos Estados Unidos. Mas já ganham vida e são reais também aqui no Brasil. Um exemplo é a Movile, nascida em Campinas pelas mãos do engenheiro recém-formado Fabricio Bloisi, hoje líder global em conteúdos, plataformas e aplicativos, que emprega mais de mil e 500 funcionários, e atua, além do Brasil, em mais 10 países. Mais de 50 milhões de pessoas pelo mundo afora usam seus serviços, entre os mais conhecidos estão o Playkids, o iFood, o Rapiddo, Maplink, 99 Taxis e o Apontador. Valor hoje de mercado da sua empresa: R$ 4 bilhões (US$ 1 bilhão). Não é unicórnio.
A Movile nasceu no final dos anos 1990, numa salinha de 20 metros quadrados na casa de um colega do Fabricio Bloisi, com o nome de Intraweb. Os dois contavam com apenas dois computadores. Nos últimos sete anos, a empresa se reiventou e cresceu 80% ao ano. A metade dos seus produtos e serviços foram lançados nos últimos quatro anos e nesse período quebrou o paradigma que empresa de tecnologia brasileira não fatura fora do Brasil. “Hoje 30% do nosso faturamento vêm de fora do Brasil. O PlayKids (considerado o Netflix para crianças) já foi baixado por 17 milhões de famílias em 100 países”, festeja Biondi.
Hoje a Movile está centrada em desenvolver aplicativos, conteúdos e serviços mobile. Assim faz o delivery de comida (iFood), entrega documentos (Rapiddo), planeja rotas (Maplink), vende ingressos (Sympla) e oferece motos (99 motos) com um ativo de 4 mil motoboys rodando nas grandes cidades e fazendo entregas expressas. São negócios que o mercado chama de O2O (online-to-ofline). “Deixamos de ser uma empresa 100 por cento online para entrar no mundo físico, de ter o produto na mão, na maior parte de terceiros, de entregar”, explica.
Líder na América Latina e hoje a maior empresa brasileira ponto.com, a Movile pretende alcançar em 2020 a marca de chegar com seus produtos e serviços a 1 bilhão de pessoas. “Temos metas agressivas e estamos constantemente trabalhando para seguir este caminho. A nossa ideia é procurar mercados inexplorados e não copiar o que grandes empresas já vêm fazendo”, sustenta Bloisi.
A Movile é a primeira startup brasileira a romper a barreira de valor de mercado de US$ 1 bilhão em poucos anos de vida. Com esse feito, a Movile derrubou por terra a imagem do unicórnio, o mito do bonito cavalo branco, de um chifre só, que ninguém nunca viu.
A força que muitas vezes falta às grandes empresas em meio aos dias turbulentos pelos quais o país atravessa pode ser detectada de sobra no empreendedorismo eficiente de uma safra de novas empresas que criam soluções tecnológicas para negócios de perfis tão diversos quanto emergentes, capazes de alcançar cifras de milhões em pouco tempo.
Dados da Associação Brasileira de Startups mostram que o número desses incríveis novos empreendedores já ultrapassam os 4 mil, em áreas como a financeira, big data, alimentação, medicina ou agronegócio.