Educação corporativa tem tecnologia como forte aliada

Educação e tecnologia já faz tempo que andam juntas. Mas, agora, contam com tecnologias interativas, como a RA ou realidade aumentada – recurso que projeta para o espaço físico elementos virtuais interativos, e a RV, realidade virtual – tecnologia que está definindo o rumo de grandes empresas de tecnologia como Sony e Google, que desenvolvem devices para a imersão em um mundo novo, interativo e reativo.

Totalmente sem barreiras, esses tipos de sistemas interativos agregam à educação fatores como a prática e a inclusão, até então, nunca vivenciados.

Você consegue imaginar um mecânico soldador se capacitando para consertar um navio petroleiro? Isso realmente demandaria muito custo e investimento. Mas em se tratando de RA e RV, o usuário está dentro da interface, podendo simular ações tridimensionais e movimentos imersos em um ambiente idêntico ao real, possibilitando uma experiência multissensorial em tempo real.

Áreas como marketing e saúde também estão usando essa tecnologia. Na medicina a RV já é utilizada em tratamentos e recuperações de pacientes. No Hospital das Clínicas de São Paulo, pacientes com doença de Parkinson voltaram a andar com agilidade e segurança graças ao uso de óculos de Realidade Virtual em sessões de fisioterapia. Para a indústria publicitária, a RV oferece experiências interativas aos consumidores. A Coca-Cola, durante a Copa do Mundo de 2014, promoveu uma experiência em que os participantes entravam em uma réplica do vestiário do Estádio do Maracanã, vivenciando o clima antes das partidas.

Aos poucos, a educação vem se apossando dessas tecnologias, quebrando as barreiras entre conteúdo e aprendizado. A RA e a RV possuem grande sinergia com o ambiente corporativo. Nas empresas colaboradores poderiam aplicar essas tecnologias para construir protótipos virtuais, criar programas de treinamento e desenvolvimento, efetivamente, traduzindo em ganhos de produtividade para a organização.

Se tudo isso pra você parece ainda muito novo ou surreal, saiba que a chegada definitiva dessas tecnologias e a diversificação de seu uso – segmentos e indústrias, comprovam que a união entre os mundos offline e online estão em franca expansão e que há uma infinidade de oportunidades a serem aproveitadas por empresas de todos os mercados.

Quer capacitar sua força fora de trabalho? Nesse infográfico você confere as tendências mais efetivas de capacitação, afirmando que cada vez mais a educação não tem distâncias.

Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group, mentor da Endeavor e membro do conselho do WTC Business Club

 

Facebook
Twitter
LinkedIn