Empresa de alimentação investe em RH para seguir crescendo

Especializada em refeições corporativas, a LC Restaurantes conta com um robusto time de 3 mil funcionários. Para proteger a empresa da perda de qualidade, da baixa produtividade e da falta de habilidade perante as novas tecnologias e aos novos processos, a companhia tem investido todas as fichas em ações focadas na motivação e aperfeiçoamento profissional.

Com tais estratégias, a empresa esperar encerrar 2015 com pelo menos 20% de crescimento. São elas:

Programa Ideias Produtivas: criado em outubro de 2005, o programa tem transformado as opiniões de colaboradores em projetos efetivos para a empresa. Com o objetivo de incentivá-los na busca de sugestões que tragam inovações nos procedimentos e/ou redução de custos, o programa Ideias Produtivas se tornou um estímulo para que os colaboradores expressem suas opiniões e auxiliem a proporcionar melhorias internas.

O processo de participação do programa Ideias Produtivas consiste em preencher um formulário que é encaminhado ao RH e, posteriormente, direcionado ao respectivo departamento do assunto sugerido para análise, resultando na aprovação (ou não) e no retorno ao colaborador. Caso a ideia seja aprovada, o colaborador recebe uma premiação em dinheiro. Anualmente, os colaboradores que sugerirem as três melhores ideias aprovadas serão premiados com um brinde especial.Desde sua criação, o programa recebeu várias ideias/sugestões que incluem novas receitas e alterações ou implementações em procedimentos operacionais e administrativos.

Programa de Desenvolvimento Contínuo (PDC): o PDC consiste em treinamentos focados em temas como Gestão de Tempo; Empreendedorismo; Criatividade e Inovação; Negociação; Gestão de Conflitos; Trabalho em Equipe; Marketing Pessoal; Gestão de Materiais; Atendimento ao Cliente Interno e Externo; entre outros.

Além de treinar, o PDC visa encaminhar o profissional a um processo de reeducação, reciclagem e mudança de comportamento, elevando suas habilidades, aumentando sua capacidade intelectual e das técnicas de trabalho. Os eventos são realizados tanto em cozinhas devidamente equipadas como em salas de aula, dependendo do foco da capacitação.

Oficinas Gastronômicas: são capacitações promovidas pela Supervisão de Gastronomia da LC, e têm como objetivo aprimorar e padronizar as técnicas culinárias tanto na teoria como na prática. São destinados para equipes operacionais, incluindo gerentes, chefs, cozinheiros, ajudantes de cozinha. Em maio, a empresa disponibilizou videoaulas aos seus colaboradores, com demonstrações de diversos procedimentos gastronômicos.

Na primeira edição, os vídeos apresentaram o preparo de itens básicos, como os sais temperados, tempero padrão de arroz, feijão e cocção de vegetais. A área de gastronomia da LC deve lançar novas edições de vídeos ainda este ano. O link dos vídeos está à disposição em todas as unidades, ou seja, os colaboradores podem assistir sempre que tiverem dúvidas.

Além dos vídeos, o Departamento Operacional e a área de Treinamento & Desenvolvimento da LC Restaurantes promoveram treinamentos direcionados para seus cozinheiros que desempenham papéis de gestores nas unidades.  Os treinamentos contaram com dinâmicas que motivaram a seguinte reflexão: “no papel de líder, o que posso fazer a fim de melhorar o ambiente de trabalho e o nível de desempenho?”.

 

Café com o Colaborador: ação realizada mensalmente, em que cerca de 15 colaboradores das unidades são convidados para um encontro na sede administrativa. Eles têm a oportunidade de conhecer a matriz, a diretoria, além de realizarem dinâmicas de integração.

Biblioteca Comunitária: o projeto consiste em motivar colaboradores a doarem livros que já leram e não usam mais. Os livros ficarão disponíveis em uma biblioteca na sede da LC para os colaboradores administrativos. A biblioteca será inaugurada em Agosto de 2015.

Programa de parcerias: a LC busca parcerias de descontos e outras facilidades aos colaboradores, em estabelecimentos como instituições de ensino, centros de lazer e parques, por exemplo, abrangendo locais em São Paulo e outras regiões do Brasil.

Ações de sustentabilidade: o projeto consiste na promoção de uma série de ações direcionadas aos colaboradores, como o Desenvolvimento do Núcleo de Sustentabilidade; Palestras de sensibilização e workshops aos colaboradores, com material de apoio sobre o tema; Cartilha LC Restaurantes de Sustentabilidade; Check-List de indicadores de sustentabilidade para acompanhamento, entre outras.

 

-Programa Gestão de Recursos Pessoais: o objetivo é auxiliar a educação financeira pessoal dos colaboradores. A campanha inclui as seguintes dicas: preste atenção aos pequenos gastos, pesquise antes de comprar, procure comprar à vista, evite parcelamentos, antecipe as compras em épocas específicas, como Natal, por exemplo, entre outras sugestões.

 

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