Bastam as latas de spray, somadas a outros itens a depender do que for customizar, para nascer algo completamente original e único. De um tênis a um caminhão, onde quer que o artista plástico Tico Canato coloque sua arte o sucesso está garantido. E tem sido assim. Embora já esteja na trilha da customização há algum tempo, os pedidos para novas empreitadas não param de crescer e Tico acaba tendo que se dividir entre o artista das telas e o da “Customização”, mais um caminho para sua street art, impressa também em tudo aquilo que seja possível tornar único.
Os trabalhos realizados por Tico Canato são muitos e transitam pelos mais diversos segmentos. Entre as suas últimas ações estão três caminhões, que foram adesivados a partir de um grafite criado exclusivamente para tal. Os veículos farão o transporte da Domus Holding, grupo ao qual a agência do artista, a Tico Canato Agency, está ligada. Recentemente, também customizou garrafas de Veuve Clicquot para os indicados ao Prêmio Caboré 2018, a pedido do Facebook; capacetes infantis para comemorar o Dia das Crianças para a marca John John; e latas de spray para o evento Festival Sons da Rua, da Agência InHaus, destinadas a grandes nomes do rap nacional, dentre os quais o cantor Criolo.
A lista é imensa. Nela figuram também o skatista brasileiro Bob Burnquist, o maior medalhista da história dos X Games, que tem um contêiner, que fica ao lado da pista de skate de sua casa em Los Angeles (EUA), personalizado por Tico Canato; e o jogador de futebol brasileiro Marcelo, que atua no Real Madrid, da Espanha, para quem o artista fez um painel. Imprimir toda sua genialidade seja em uma simples camiseta, seja em uma garrafa de Champagne ou mesmo em um caminhão se tornou mais uma de suas habilidades, com possibilidades infinitas. O fato é queTico Canato já fincou seu nome quando o assunto é customização com arte. É assim que o mercado responde.
Customização como tendência
O conceito de customização não é nenhuma novidade, ao contrário. Há muito tempo, as empresas dos mais diversos setores investem em estratégias de mercado que potencializam a relação entre os clientes e seus objetos de desejo. Possuir um determinado produto com características que o tornam único, especial e, principalmente, que expressam vontades e opiniões é uma tendência que cresce cada vez mais. Importantes marcas mundiais adotaram a prática ao perceberem a importância de tornar ainda mais pessoal os produtos e, de forma sistemática, lançam serviços e novidades voltadas ao atendimento das necessidades particulares de seus clientes.
Por outro lado, os avanços tecnológicos e a popularização das mídias digitais criaram um novo perfil de consumidor, mais conectado, moderno, que sabe o que quer e que não abre mão de ser tratado de forma única: “A customização se tornou um nicho importante, largamente explorado e no qual me encaixo perfeitamente. A ideia de criar algo que sirva melhor aos desejos e vontades de alguém me estimula demais, despertando de maneira muito intensa minha criatividade”.
Aos 35 anos, Tico Canato entende muito bem a importância da customização como tendência e a segue – paralelamente à sua vertente clássica destinada aos quadros – para atrair quem busca o diferente. Prova disso, é seu estúdio e ateliê, fincados na zona Norte de São Paulo, mais precisamente na Vila Maria, onde rigorosamente tudo é customizado. Em funcionamento desde o início de 2018, o lugar conta com colorido sem igual, que acompanha os traços característicos do artista, com mesa, cadeira, computadores, geladeira, poltronas, motocicleta, estante, abajur, e uma infinidade de itens, incluindo uma mesa de pebolim.