Quatro caminhos para inovar nos negócios e ter destaque no mercado

Investimento em transformação digital impulsiona a competitividade e promove crescimento das empresas

Apostar em tecnologia e inovação é essencial para crescer, otimizar e inovar nos negócios. E esse tem sido um dos focos principais das empresas nos últimos anos. Uma pesquisa realizada pela Statista indica que as empresas estão investindo mais em transformação digital a nível global, e os gastos devem atingir US$1.8 trilhão neste ano, com expectativa de US$2.8 trilhões até 2025.

“A transformação digital vai muito além de recursos e ferramentas que serão usados, eles devem estar atrelados ao componente humano. Isto é, o grande pilar de uma empresa são as pessoas, são elas que contribuem para o crescimento dos negócios. Por isso, é preciso que as pessoas envolvidas estejam preparadas para a implementação desta transformação, que renova os modelos de negócio, processos e cultura organizacional. Com o engajamento das equipes e as ferramentas certas, uma empresa consegue se posicionar e se manter no mercado competitivo”, destaca Matheus Danemberg, fundador e CEO da nav9 (foto), uma tech solving partner – ou seja, parceira na construção de soluções digitais para organizações.

Diante desse cenário, o empreendedor elenca 4 dicas para empresas que desejam inovar e ter destaque no mercado.

1. Acompanhe as tendências de mercado
Analisar e se manter atualizado sobre as tendências mais relevantes no mercado é o primeiro passo a ser dado para a construção de um caminho inovador de um negócio. Entre alguns pontos principais estão entender as transformações relacionadas ao segmento da empresa e do comportamento do consumidor por meio da busca de dados e informações consistentes, além de buscar outras fontes de conhecimento como participação em congressos, exposições e conferências do ecossistema de inovação e tecnologia. Desse modo, é possível impulsionar as estratégias e se adaptar às ofertas, serviços, comportamento do consumidor e mudanças do mercado.

2. Invista em tecnologia
Atrelada ao conhecimento de tendências do mercado, investir na tecnologia certa facilita e potencializa os negócios. Isso porque recursos tecnológicos entregam com precisão e rapidez os processos de trabalho de uma empresa, o que reflete na entrega final de um produto. Hoje, organizações que não acompanham o ritmo da transformação digital poderão ficar para atrás quando o assunto é competitividade.

3. Crie soluções efetivas 
Busque entender quais são as dores do seu cliente e proponha soluções inovadoras e efetivas. Os clientes precisam de mais contexto e experiência no ambiente digital, e entregar resultados e produtos de forma ágil, que promovam mais otimização e resolução dos problemas, é fundamental para que uma empresa possa crescer, fidelizar clientes e se diferenciar entre os concorrentes.

4. Promova a cultura de inovação no seu negócio
Uma empresa que promove e incentiva hábitos e valores relacionados à cultura da inovação obtém equipes mais engajadas e dispostas a propor ideias mais criativas e trocas de conhecimentos, o que contribui para fomentar os negócios e desenvolver novos produtos e metodologias inovadoras. Para isso, é preciso criar um ambiente de trabalho em equipe que seja aberto a novas ideias e experiências, além de investir em educação corporativa, o que promove mais conhecimento dos colaboradores e novas visões de mercado.

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