Ferramenta aumenta em até 65% a adesão ao tratamento contra o cigarro

Parceria estratégica entre a Funcional Health Tech e a Quifa Brasil desenvolve abordagem mais eficaz para engajar pacientes que ingressam em programas

Com o propósito de ampliar a conscientização acerca dos prejuízos relacionados ao tabagismo, a Funcional Health Tech, líder em programas de acesso, adesão e cuidados baseados em dados no Brasil, estabeleceu uma colaboração estratégica com a Quifa Brasil, uma farmacêutica renomada. O foco da parceria é desenvolver uma abordagem eficaz para engajar os pacientes que ingressam no Programa de Benefício em Medicamento (PBM) da marca NiQuitin, que oferece uma variedade de produtos de Terapia de Reposição de Nicotina. Esta terapia temporariamente substitui a nicotina, aliviando os sintomas de abstinência associados à interrupção do tabagismo.

Os resultados da iniciativa são notáveis, com um aumento significativo de 65,5% na adesão ao tratamento observado entre os indivíduos impactados pelas mensagens promovidas. Esta análise se estende por um período de 30 dias após o envio das informações.

O PBM é uma solução que oferece ao paciente acesso ao seu tratamento medicamentoso por meio de um programa de relacionamento com política de descontos, que pode ser utilizado na rede credenciada de farmácias. A partir do momento que o paciente faz a primeira compra do produto e se inscreve no programa, ele tem acesso a descontos exclusivos oferecidos pela indústria farmacêutica e entra para uma régua de relacionamento que o auxilia durante toda a jornada do tratamento. São mensagens que lembram o momento do tratamento em que ele está e sinaliza quais as próximas etapas, servindo como estímulo para as próximas aquisições do medicamento.

Para Victor Almeida, Gerente de Marketing da Quifa Brasil, o programa é muito importante para auxiliar os pacientes que precisam da medicação na realização correta do tratamento. “A gente percebe que muitos pacientes começam o tratamento, mas não seguem até o fim. Nós sabemos a dificuldade que as pessoas têm para abandonar o tabagismo e vimos essa régua de relacionamento como uma forma de incentivar nesse processo”, afirma.

“O Programa de Benefício em Medicamento somado à régua de relacionamento maximiza a adesão ao tratamento porque além de facilitar o acesso financeiramente, com descontos relevantes, acompanha o paciente, lembrando-o do momento de adquirir novas caixas para seguir com o tratamento”, completa a CEO da Funcional Health Tech, Cristiane Giordano (foto).

Tabagismo no Brasil e no Mundo

Um relatório sobre o combate ao tabagismo da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado em julho deste ano traz o Brasil como um dos grandes exemplos mundiais na luta contra o combate ao fumo. Ainda assim, o país registra anualmente 160 mil mortes que são atribuídas ao tabaco, segundo dados do Ministério da Saúde. Em todo o planeta, mais de 8 milhões de pessoas morrem por ano por causa do tabagismo, sendo 7 milhões de fumantes diretos e 1,3 milhão de fumantes passivos – pessoas que são expostas em situações rotineiras à fumaça.

Facebook
Twitter
LinkedIn