5asec e 5afil adotam novo conceito

Processo de mudança teve início há dois anos e culmina com alteração da identidade visual

A mudança mais visível entre todas as reformulações promovidas pela rede de lavanderias 5asec nos últimos dois anos começa a ser percebida pelos clientes nas próximas semanas em todo o mundo. A empresa adota nova identidade visual e aposta na combinação da cor roxa, branco e detalhes em laranja em sua comunicação, complementando com a assinatura Textile Expert. O mesmo vale para a 5afil, franquia do grupo voltada a serviços de costura, lançada no Brasil em 2010.
"Realçamos o conceito da 5asec e 5afil serem especialistas nos serviços que envolvam produtos têxteis, tanto para limpeza como costura de roupas", destaca Nelcindo Nascimento, diretor geral da 5asec América Latina. Dentro das alterações gráficas, também foi abolida a crase utilizada anteriormente no nome das duas marcas, assim como a grafia agora utiliza apenas letras minúsculas na logomarca.

Além do impacto nas lojas, que paulatinamente promoverão as alterações determinadas pela matriz francesa, os clientes também perceberão esse novo momento pelas ações promovidas nas redes sociais digitais, no blog e pelo site totalmente reformulado (www.5asec.com.br). A TV corporativa, espalhada pelas 373 lojas no País, é outro importante canal de comunicação com os clientes. Além disso, uma campanha publicitária será veiculada a partir de marco no horário nobre.

Nascimento explica que a alteração da identidade visual é o último passo de uma profunda reestruturação da empresa nos últimos 24 meses. Dentro desse processo, foram priorizados o desenvolvimento de novas tecnologias exclusivas, lançamento de produtos e serviços próprios, além de forte investimento em treinamento, como por exemplo, o investimento de R$ 1 milhão na construção do Centro de Capacitação e Treinamento Profissional (CCTP), em São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Limpeza a Seco (Abraseco). Há um ano em funcionamento, já recebeu centenas de funcionários e franqueados, que encontram no local uma loja-modelo para treinamento e todo o conforto para se hospedar e alimentar.

"Antes de mudar externamente, queríamos aprimorar os demais processos da rede. Agora que lançamos todas as plataformas com sucesso, chegou a vez de alterar o visual", afirma. Em 44 anos de operação, nascida na França, esta é a terceira vez que a 5asec mexe em sua identidade visual. No Brasil há 18 anos, Nelcindo acompanhou todos esses momentos. "Quando lançamos a marca no País, ninguém conhecia esse conceito de tratamento de roupas, acostumados até então com os tintureiros do bairro. Como líderes do setor em todo o mundo, temos a obrigação de estar sempre à frente e surpreender positivamente o mercado", completa.

As 373 lojas no Brasil faturaram R$ 163 milhões em 2011, com crescimento de 20% sobre o ano anterior. Há mais 62 unidades em fase de montagem, número que inclui a rede 5afil. Até o final do ano a expectativa é incorporar um total de 100 novas lojas, com o foco de expansão voltado ao interior do País. A operação brasileira é um caso de sucesso dentro do grupo. Tanto é que a matriz francesa assumiu, em 2010, o comando local por meio de troca de ações com a master franquia capitaneada por Nelcindo Nascimento. Para 2016, a meta é alcançar 3 mil unidades no mundo, sendo metade desse total na América Latina. O faturamento global atualmente é de 400 milhões de euros.

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