BV aumenta operações de crédito com iniciativas de inovação

Núcleo de Experimentação do Ciclo de Crédito, que pertence ao ecossistema BVx, gerou R$ 70 milhões em novos créditos aos clientes nos últimos 12 meses

Um núcleo totalmente dedicado à inovação ao crédito e que pertence ao ecossistema BVx, ajudou o banco BV a aumentar em R$ 70 milhões sua diversificação em produtos aos clientes nos últimos 12 meses. A iniciativa é inédita no mercado financeiro e promove uma cultura de experimentação, que busca por parcerias estratégicas com startups, utilizando metodologias claras e bem definidas para testar e implementar ideias inovadoras. Isso permite identificar oportunidades de negócios de maneira mais eficiente, tomar decisões embasadas em dados, além de reforçar um posicionamento de vanguarda da instituição frente à inovação no setor de crédito.

“O principal diferencial do banco é o modelo único de atuação no mercado nacional e internacional. O núcleo de experimentação se destaca por sua abordagem inovadora e ágil, permitindo que o banco adote uma abordagem orientada por dados para aprimorar seus produtos e serviços de crédito”, afirma Roberto Jabali, diretor executivo de Crédito e Cobrança do banco BV.

Por meio do núcleo de experimentação, o BV analisou mais de 55 startups em busca de soluções inovadoras nos últimos 12 meses e conduziu 23 experimentos para validação de ideias. Entre os projetos está a parceria com a Innovative Assessment, que colaborou em uma iniciativa que tinha como objetivo aprovar financiamentos de veículos utilizando informações de comportamento do cliente por meio de uma avaliação psicométrica e não apenas em parâmetros já tradicionais do mercado, como Score, por exemplo.

Assim, o núcleo de experimentação e a Innovative Assessment conseguiram, por meio de dados comportamentais avaliar a capacidade de crédito dos clientes de forma inovadora e eficaz. Esse projeto abriu caminho para uma abordagem mais sofisticada de análise de crédito, levando a aprovações de financiamento mais precisas e beneficiando tanto o banco quanto os clientes, gerando R$ 70 milhões de novos créditos contratados.

Outra iniciativa importante do núcleo foi a parceria firmada com a Klavi, que contribuiu para avanços significativos na adoção do Open Finance pelo banco. A iniciativa permitiu a criação de conexões com diferentes fontes de dados financeiros, permitindo a extração de percepções que ajudaram o BV a desenvolver políticas e benefícios mais personalizados aos clientes, fortalecendo o relacionamento e aprimorando a oferta de produtos e serviços do banco.

As parcerias e projetos desenvolvidos estão alinhadas ao compromisso do banco em impulsionar a inovação no setor financeiro. “Ao incorporar soluções tecnológicas, análise comportamental e parcerias estratégicas, o BV se destaca no mercado, conquistando vantagem competitiva e oferecendo uma experiência única e personalizada para seus clientes. Os potenciais impactos dessas iniciativas são o fortalecimento da posição do banco no mercado, a ampliação de sua base de clientes e o desenvolvimento de produtos e serviços financeiros mais adaptados às necessidades e expectativas dos consumidores”, disse Ricardo Sanfelice, diretor executivo de Clientes, Produtos e Inovação do banco BV.

Facebook
Twitter
LinkedIn