A Fundação CERTI foi reconhecida pela atuação em projetos entregues durante o ano de 2022
Em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, dentro da programação da OTC Brasil Conferece, a Petrobras entregou à Fundação CERTI o Prêmio Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
A empresa de energia reconheceu os fornecedores parceiros com participação relevante pela entrega de bens e serviços e que estimulam a busca pela excelência. A CERTI foi reconhecida pela atuação em projetos entregues entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. O Prêmio Melhores Fornecedores está em sua 6.ª edição.
Foram premiadas as empresas prestadoras de serviços com contratos superiores a R$ 1 milhão, que melhor cumpram todas as normas estipuladas pela petroleira, como o atendimento de prazos, a adequação de custos, a qualidade e a maturidade tecnológica das entregas. A CERTI atende à gigante Petrobras nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, desde 2008 e, atualmente, são mais de 70 colaboradores envolvidos em projetos da área.
Para o superintendente de Negócios, Laércio Aniceto Silva, esse é o resultado de uma parceria que envolve compromisso, confiança e resultados, com uma das maiores empresas do mundo. “Colaboramos, pesquisamos e desenvolvemos produtos, que dia após dia transformam o cenário da indústria de óleo e gás. Os investimentos nos projetos com a CERTI aumentam a cada ano, hoje a Petrobrás é um dos principais parceiros de inovação”, comemora.
O arquiteto de soluções da CERTI, André Luiz Oliveira, explica que o leque de soluções oferecidas à petroleira foi expandido com o passar do tempo. “Ao longo destes anos, estabelecemos redes de pesquisa, novas parcerias, evoluímos conceitos dentro da transformação digital, com novos sistemas e processos de medição, atuação em sistemas ciberfísicos interoperabilidade, com diversas áreas da Petrobras”, finaliza.
No primeiro projeto junto à Petrobras, há mais de 10 anos, a CERTI viabilizou infraestrutura e conhecimento, e tratou de vazões multifásicas a partir da tomografia computadorizada. Atualmente, entre os projetos, a Fundação é parceira da petroleira em Soluções Open BIM, que proporcionam interoperabilidade entre sistemas. A CERTI é uma das experts na metodologia que reduz custos, propicia maior segurança de dados, automatiza tarefas, aumenta produtividade e comunicação mais ágil, intensificando a colaboração das partes envolvidas em um mesmo projeto.
Gêmeos digitais
Outro projeto de destaque que a CERTI oferece à Petrobras é o desenvolvimento e operação de digital twins, ou gêmeos digitais em português, que cria versões digitais dos ativos da empresa, auxiliando na avaliação e testes de desempenho e de manutenção da integridade em diferentes cenários, assim possibilitando predizer necessárias manutenções, assegurar tempos de vida útil, implementar programas de inspeção baseada em risco e, a partir de simulações com dados prescritos, otimizar custos de implantações e operações no curto e médio prazos.
Combinada com outras tecnologias e em parcerias com grandes instituições nacionais e internacionais, a CERTI vem aplicando modernas técnicas analíticas e dotadas de Inteligência Artificial (IA), levando às mãos dos gestores as informações completas sobre sua operação, possibilitando melhores tomadas de decisões, que consequentemente, irão refletir em resultados positivos para a empresa.