Startup Kyte cresce 285% na pandemia com plataforma de vendas e gestão para pequenos negócios

Empresa, que atende quase 30 mil negócios em 145 países, viveu um boom durante a pandemia, quando 73,4% das PMEs passaram a vender produtos ou serviços na internet.  

 

A necessidade de digitalização dos pequenos comércios tem acelerado o crescimento da startup Kyte, que desenvolve plataforma de vendas e gestão para este perfil de empresas e expandiu 285% desde o início da pandemia, há um ano e meio. Atualmente, quase 30 mil negócios em 145 países usam o usando o app criado pela empresa, fundada em Florianópolis em 2017. 

Em 2020, a empresa aumentou seu faturamento em 331% e o objetivo é repetir os resultados em 2021. Segundo o CEO Guilherme Hernandez, o foco da empresa é democratizar o acesso a ferramentas digitais, trazendo para o celular recursos que antes só eram encontrados em softwares mais complexos. “Percebemos que os vendedores autônomos e pequenos comerciantes tinham a necessidade de contar com um sistema simples para a gestão dos seus negócios”, comenta. 

A estratégia agora é investir na integração para vendas por meio de redes sociais e expandir o aplicativo para as plataformas web e tablet. A equipe de colaboradores também aumentou, passando de 18 para mais de 40 pessoas.

A empresa viveu um boom durante a pandemia, quando 73,4% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras passaram a vender produtos ou serviços na internet, segundo pesquisa da consultoria Serasa Experian. Nesse mesmo período, o Brasil registrou mais de 2,6 milhões de novos Microempreendedores Individuais (MEIs) — a maior adesão dos últimos cinco anos —, sendo grande parte deles voltados ao comércio, conforme aponta o Sebrae. 

No início de 2021, a Kyte recebeu a primeira rodada de investimentos, no valor de R$5,5 milhões, com recursos da DGF Investimentos e dos fundos Caravela Capital e Honey Island Capital.

“Muitas pessoas baixam o aplicativo apenas para utilizar o catálogo como lojinha virtual, mas acabam encontrando outros recursos que os ajudam a aumentar suas vendas e organizar seu negócio. Acreditamos que essa digitalização não vai regredir, ainda mais considerando que o aplicativo também é adequado para quem possui um modelo de vendas híbrido, transitando entre o online e o presencial”, diz Hernandez. O app possui planos gratuito e PRO, que custa R$ 19,90 por mês no Brasil.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn