57% das empresas não possuem time de prospecção digital

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Levantamento aponta também que mais de 36% das corporações possuem apenas um profissional na área

 

Conectar-se com êxito com potenciais clientes é uma das principais missões de qualquer empresa nos dias atuais. Certamente, um dos fatores que podem ditar o sucesso desta empreitada é a equipe de prospecção digital, responsável por captar e qualificar potenciais clientes antes de direcionar para o time de vendas. Apesar de ser uma parte fundamental no processo comercial, uma pesquisa inédita realizada pela Ramper, principal plataforma de prospecção e engajamento de leads do País, revela que 57% das empresas ainda não possuem um time de Sales Development Representative (SDR), ou em português Representante de Desenvolvimento de Vendas. O levantamento contou com a participação de aproximadamente 2.000 corporações do País.

 

Segundo Ricardo Corrêa, CEO da Ramper, o resultado da pesquisa mostra como ainda existe espaço para as empresas aperfeiçoarem cada vez mais seus processos de vendas B2B.. “No processo de vendas B2B, fazer o processo de geração de leads através da prospecção é um excelente potencializador para as vendas de qualquer empresa.Um time de SDRs de alta performance consegue gerar leads mais qualificados e alinhados com o perfil de cliente ideal, além de ajudar o time de executivos de vendas (termo em inglês “closers”) a serem mais eficientes.l”, explica.

 

Outro dado da pesquisa que chama a atenção é que 36,1% das empresas possuem apenas um SDR em seu time comercial, enquanto 38,6% possuem de dois a quatro profissionais. Apenas 12% das organizações apontaram possuir seis colaboradores na equipe. “Com uma equipe maior de SDRs atuando na qualificação de leads, os representantes de vendas podem focar seu tempo em reuniões mais assertivas, follow-ups mais recorrentes e propostas mais elaboradas”, pontua Corrêa.

 

O levantamento apontou ainda os segmentos que mais possuem times de prospecção digital em seu escopo. As empresas que comercializam softwares SaaS aparecem em primeiro lugar com (75,33%), seguidos pelas empresas de recrutamento e seleção (53,85%), telecomunicações (48,39%). Na outra ponta, os setores que menos possuem SDRs são as agências de marketing (22,48%) e varejo (18,89%).

 

Ainda segundo o estudo da Ramper, uma empresa com seis profissionais dedicados à prospecção digital é capaz de gerar mensalmente, em média, 451 leads propensos a efetuar uma compra – os chamados Sales Qualified Leads (SQLs). Por outro lado, o time comercial com apenas um SDR consegue produzir 65 leads qualificados. Em relação aos segmentos, telecomunicações aparece na liderança com 1.521 SQLs gerados por mês, seguido por varejo (1.115) e setor de planos e benefícios (296). Já a média do mercado de geração de leads pelo time SDRs é de 199/por mês.

 

Remuneração

A pesquisa também detalhou o perfil salarial dos profissionais que atuam como SDRs/BDRs. A média do salário pago pelo mercado – sem considerar remuneração variável – é de R$ 2.658,00 e o segmento que melhor paga é o de telecomunicações (R$ 3.800,00). Em relação à forma de remuneração dos profissionais, 75% do mercado disponibiliza um salário fixo adicionado por comissões. Dentro deste perfil de empresas que oferecem o comissionamento, 52% delas concedem por leads que se tornam venda, enquanto 27% recompensam por leads que agendam reuniões comerciais.

 

Sobre a Ramper

Lançada em 2017, a Ramper é a principal plataforma de geração de negócios para empresas B2B do Brasil, com soluções digitais para prospecção, engajamento de leads e inbound marketing. A startup é líder nas categorias de geração de leads, pré-vendas e outbound marketing por três anos consecutivos, segundo a B2B Stack. Seu produto precursor, o Ramper Prospect, ajuda milhares de corporações a trabalharem com prospecção digital e transformou a profissão de vendas B2B no Brasil. Em 2021, a martech expandiu sua atuação ao lançar o Ramper Engage, produto que traz automação e inteligência no engajamento de leads reativos. Recentemente, também somou em seu portfólio, o Ramper Marketing, uma solução completa de inbound marketing. Com isso, a startup passa a ser a primeira plataforma capaz de oferecer em um único lugar, tudo o que uma empresa B2B precisa para gerar negócios.

 

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