Cresce empreendedorismo entre os jovens

Economista e autor do material didático da BEĨ Educação, Paulo Costa, afirma que empreender na juventude traz vantagens profissionais e pessoais

O perfil dos empreendedores brasileiros está mudando e a tendência é que as novas gerações ocupem cada vez mais espaço nesse setor. Uma pesquisa realizada em 2019 pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostrou que 80% dos empresários de até 24 anos já haviam cogitado se tornar um empreendedor antes dos 18 anos.

Seja pela necessidade de complementar a renda, ter independência financeira ou até mesmo a busca por uma realização pessoal, os jovens estão mais abertos a novas experiências e não têm medo de assumir riscos. No entanto, para gerir seu próprio negócio com sucesso, é preciso desenvolver algumas competências técnicas e socioemocionais.

Paulo Costa, economista e autor do material didático sobre empreendedorismo da BEĨ Educação, comenta algumas estratégias para quem tem vontade de ingressar nesse caminho. Ele explica que, primeiro, é preciso que o jovem exerça um olhar crítico sobre a realidade e saiba identificar dificuldades para transformá-las em oportunidades, ou seja, saiba como buscar soluções eficientes para problemas cotidianos.

Por onde começar?

Criar seu próprio negócio também é um processo de autoconhecimento, em que é preciso conhecer suas habilidades e aptidões para colocar em prática suas ideias. Nesse sentido, o especialista destaca algumas características importantes. “Ter facilidade para trabalhar em equipe é essencial. Sozinho, você até pode chegar a um bom lugar, mas com um grupo de pessoas você pode chegar ainda mais longe. Além disso, é preciso ser comunicativo e ter uma boa argumentação, para que você seja capaz de convencer as pessoas de que sua solução é boa”.

Paulo também afirma que uma das principais vantagens de começar a empreender desde cedo é ter a possibilidade de experimentar diferentes modelos de negócio sem que haja grandes prejuízos. Segundo ele, nessa fase os jovens têm mais tempo para se desenvolver e podem assumir riscos maiores.

“É preciso aprender com os erros, e quanto mais cedo você entender isso, melhor. Muitas vezes, achamos que o caminho para o sucesso é uma linha reta, e não percebemos que até os grandes empreendedores passaram por dificuldades e problemas. As pessoas crescem com medo de errar e de se arriscar, mas o empreendedorismo te ensina a lidar com isso”, complementa.

Aprender a empreender

O empreendedorismo é uma das competências gerais previstas na BNCC para o ensino básico e deve ser trabalhado de maneira transversal às outras disciplinas em sala de aula. Paulo defende que aprender sobre empreendedorismo na juventude traz muitas vantagens profissionais, mas também vantagens pessoais, já que ajuda o estudante a lidar com seus erros, assumir riscos, ter responsabilidades, tomar decisões, pensar estrategicamente, ser mais criativo e refletir sobre cidadania.

“A escola é o ambiente ideal para trabalhar essa questão e, inclusive, ajuda os educadores a diversificar as metodologias de ensino. Em sala de aula, é comum passar conhecimentos apresentando primeiro a teoria e depois a prática, mas os alunos acabam perdendo o interesse porque aquilo fica distante da sua realidade. O empreendedorismo faz justamente o contrário, ele usa a prática do dia a dia do aluno para depois introduzir os conceitos.”

Sobre a BEĨ Educação. A BEĨ Educação desenvolve projetos pedagógicos que trabalham a cidadania, a identidade, as potencialidades, os conhecimentos, os valores e os sonhos dos estudantes. Com o propósito de educar para uma cidadania mais engajada e humanizada, ela busca criar um novo tipo de educação, mais relevante e atraente, para esta e as próximas gerações de estudantes e professores. A BEĨ Educação é um desdobramento da BEĨ Editora, que há 30 anos vem construindo um catálogo de livros sobre arte, design, arquitetura, urbanismo, fotografia, economia e gastronomia, bem como organizando exposições e ações culturais relacionadas ao exercício da cidadania e à promoção da cultura brasileira. A empresa conta hoje com três frentes de atuação: introdução à educação financeira; vida urbana e noções de cidadania; arte, história e cultura indígenas.

Facebook
Twitter
LinkedIn