Empresas levam inteligência artificial e business intelligence ao turismo

Painel mostrou como a inovação vem trazendo oportunidades para cidades e operadores turísticos

De que maneira o avanço tecnológico em mercados como turismo e transporte traz também benefícios às cidades com este potencial de negócio? Em Santa Catarina, startups que atuam nestas áreas vêm apresentando novos produtos e serviços que já são utilizados por grandes players e em roteiros turísticos. Este foi o tema do painel “Impulsionando a Economia Local: Tecnologia e Inovação como Vetores de Crescimento no Turismo”, realizado na segunda-feira (27), no primeiro dia do Summit Cidades 2023, evento que encerra amanhã, em Florianópolis, debatendo a evolução digital no contexto das cidades, governos e população.

Lançada em maio deste ano durante o maior evento de tecnologia do país, o WebSummit Rio, a TravelBI é uma solução de inteligência de negócios (business intelligence) que ajuda empresas do mercado rodoviário a entender mais profundamente o comportamento do viajante e usar estas informações para tomada estratégica de decisões, como: expansão de rotas, disponibilidade de serviço e precificação dinâmica. “As empresas que ainda estão presas à forma tradicional de operar vendendo passagens no guichê físico, com preços tabelados e rotas bem definidas, estão perdendo mercado e correm um sério risco de serem deixadas para trás”, explica o CEO José Almeida.

O TravelBI surgiu a partir de outra startup manezinha, a BuscaOnibus, primeiro metabuscador do mercado rodoviário do Brasil, que já atendeu mais de 600 milhões de pesquisas por viagens no Brasil e América do Sul. Neste mês, a BuscaOnibus passou a integrar inteligência artificial em sua plataforma para responder, usando algoritmos generativos, dúvidas dos viajantes que buscam passagens no sistema, que integra dados de mais de 250 viações do país.

Inteligência para gestão turística
Outro exemplo consolidado é o da startup Smart Tour, criada em Florianópolis em 2018 e que fornece soluções tecnológicas de gestão turística para governos de todas as esferas. “Nosso foco está em ajudar a otimizar a gestão turística, oferecendo dados em tempo real e de alta qualidade que são essenciais para a tomada de decisões eficazes”, resume a CEO Jucelha Carvalho (foto em destaque).

Primeira empresa a ter um projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Inovação de Florianópolis, A Smart Tour lançou recentemente o Sistema Especialista Turístico (SET), um sistema especialista que usa inteligência artificial para resolver problemas complexos que normalmente requereriam a intervenção de um humano especializado. “Os gestores têm acesso a um painel de controle que fornece dados detalhados sobre o fluxo turístico, o perfil de consumo e o comportamento dos turistas, e as avaliações de qualidade dos serviços oferecidos na cidade”, explica a empreendedora.

Tecnologia para governo e mercado privado
Também na área de gestão de dados para destinos turísticos, a Toordata surgiu em Florianópolis, em 2020, com uma solução voltada a governos municipais e hoje também está desenvolvendo soluções para o mercado privado de turismo. “Concentramos em um único ambiente diversas camadas de dados do inventário turístico de um território para utilização de forma estratégica: desde dados gerais (educação, economia) a ofertas turísticas (atrativos, alimentos e bebidas, meios de hospedagem), inteligência de dados sobre empregos e empresas do setor, além do ambiente de pesquisas de demanda”, explica o CEO Carlos Cappelini, um dos sócios-fundadores ao lado de Leo Diniz Treulieb e Renato Tristão.

A empresa – que conta com 26 municípios como clientes e pretende chegar até o final deste ano a um total de 100 clientes no B2G e 150 no mercado privado – deve lançar no segundo semestre uma ferramenta de inteligência artificial para melhorar a performance da plataforma. Com esses serviços, diz o CEO, a Toordata espera crescimento de 150% no faturamento neste ano.

*Conteúdo produzido pelo portal SC Inova.

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